Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019 às 20:30:00
Reinauguração da reforma da Orla Pôr do Sol vai fomentar turismo sergipano
Obra foi entregue pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 1º de novembro. O investimento, proveniente do Prodetur, é de R$ 2.813.307,69

O governador Belivaldo Chagas entregou, na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro, a reforma da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, localizada às margens do Rio Vaza Barris, no Povoado Mosqueiro, em Aracaju (SE). A conclusão da obra representa um impulso no turismo de Sergipe, sobretudo com a proximidade do verão.

A revitalização do ponto turístico foi feita por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE). O investimento foi de R$ 2.813.307,69.

Na solenidade de reinauguração, o governador Belivaldo Chagas destacou a importância da obra para o segmento turístico. "É com muita alegria que entregamos essa obra hoje, uma parceria com o Prodetur e iniciada pelo governador à epoca, Jackson Barreto. É uma parceria também com a prefeitura e que quem sai ganhando é a população que vive do comércio, do turismo dessa região. Então, eis o momento que entramos essa orla toda reformada e, dentro do compromisso que temos, continuaremos avançando nas mais diversas áreas", afirmou.

Com a conclusão da obra, a Orla Pôr do Sol segue administrada pela Prefeitura de Aracaju, que possui a concessão do equipamento. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também ressaltou a grandiosidade da Orla Por do Sol não só para a capital sergipana, mas para todo o estado.

"A Orla Pôr do Sol é um dos lugares mais bonitos de Aracaju e, com o atracadouro, o cenário se completa. Quero agradecer a generosidade do governador Belivaldo Chagas com essa obra. Eu sei das dificuldades que o governo está vivendo, mas sei também do trabalho, da luta, da competência e da vontade de fazer sempre mais. Mesmo nas dificuldades, seu Governo destinou investimentos para realizar essa bela obra que nós iremos continuar o compromisso de administrar e cuidar", explicou.

Familiar do homenageado, Luiz Brandi agradeceu a referência da obra ao jornalista Cleomar Brandi, que faleceu em 2011. "Nos sentimos bastante homenageados com o nome de Cleomar neste local, que era a cara dele. Uma linda e importante obra, portanto agradeço ao prefeito e ao governador pela homenagem", salientou.

Sobre a obra
Para o secretário de Comunicação e Turismo, Sales Neto, a obra representa mais um incentivo do Governo ao segmento turístico do estado. "A Orla Pôr do Sol estava precisando dessa revitalização. As pessoas vinham para a orla e encontrava alguns problemas, que agora não existem mais. Hoje é com alegria que entregamos não só a revitalização, mas também um atracadouro flutuante. Parabenizo também a Prefeitura de Aracaju. Aproveito também para ressaltar que são diversas as ações que mostram a importância que o governador dá ao Turismo. O governo inseriu o Turismo como eixo estratégico do governo e podem ter certeza, vocês vão encontrar neste Governo um apoio significativo para o segmento", acrescentou Sales Neto.

Durante a obra, foi feita a recuperação da estrutura do totem metálico, localizado na praça central da orla, bem como recuperação estrutural do Atracadouro, instalação de defensas náuticas e cunhos de amarração.

Também foi feita a revitalização do painel artístico localizado próximo aos bares, a reforma dos banheiros internos, construção de mais dois novos banheiros, recuperação e pintura de bancos de concreto, construção de duas lombo-faixas, recuperação de todo o muro de contenção da orla, instalação de argolas para ancoragem das embarcações menores, recuperação de telhado e pintura de todas as edificações, recuperação do passeio de concredo, do deck, instalação de 17 câmeras de segurança, quatro chuveiros, revitalização do parquinho, melhoria da iluminação pública.

Na área, foi instalado um Atracadouro Flutuante com deck de 26 metros de comprimento e 3,20 metros de larguta. O equipamento conta com passarela de parte fixa e móvel que adentra em 27 metros o leito do Vaza Barris, possibilitando melhor acessibilidade e segurança aos que utilizam o local.

/ Notícias / Governo

Reinauguração da reforma da Orla Pôr do Sol vai fomentar turismo sergipano