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Segunda-Feira, 27 de Março de 2017 às 14:43:00
Jackson ressalta ganhos para Educação com implantação das escolas em tempo integral
Jackson Barreto participou de solenidade e reafirmou o compromisso de melhorar os índices com relação a evasão escolar e reprovação escolar e aprovação de estudantes da rede estadual em instituições de ensino superior

Após selecionar, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), os professores e gestores que irão atuar nas escolas de tempo integral em Sergipe, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira, 27, a formação dos profissionais no programa Educa +. O governador Jackson Barreto participou da solenidade de abertura e reafirmou o compromisso de melhorar os índices com relação a evasão escolar, reprovação escolar e aprovação de estudantes da rede estadual em instituições de ensino superior.

Para Jackson Barreto, inicia-se uma nova etapa da Educação em Sergipe, que salta de quatro unidades de ensino integral para 28 até o fim deste ano. Em 2019, serão 39 unidades com modelo de ensino integral. 

“Acredito que o governo atinge o ápice da Educação com a implantação, de forma definitiva, de escolas em tempo integral. Saímos de uma estatística de 1.800 alunos matriculados em unidades de ensino nesse modelo para mais de 5.000. Hoje, temos quatro escolas com ensino integral. Até o fim deste ano, serão 28. No fim do meu mandato, serão 39. Essa vai ser a vitória da Educação, da escola pública, de Sergipe e dos professores que compreendem a importância de escola em tempo integral. Sergipe está contribuindo para melhorar a qualificação do ensino público. E estou extremamente feliz com a participação dos senhores professores e gestores nessa iniciativa. Fizemos uma seleção para 187 professores e tivemos uma inscrição de 1042. Como se pode ser contra a escola de ensino integral se a escola pública é onde cuidamos dos filhos do povo? Tivemos ótimos resultados nas escolas integrais na seleção do Enem, um aproveitamento superior a 90%”.

Fazendo um paralelo à solenidade que ocorreu na última sexta, 24, quando houve a inauguração da Cadeia Pública de Areia Branca, o governador Jackson Barreto comentou que se o modelo das escolas em tempo integral já tivesse em expansão em Sergipe anteriormente, talvez não fosse necessária a entrega de mais um presídio em Sergipe.

“Será que, se já tivéssemos esse modelo em toda a rede estadual, as crianças não estariam mais educadas? Será que nossas crianças não estariam mais bem orientadas e qualificadas? São questões como essa que temos que refletir sobre nosso compromisso com a Educação. Fico extremamente feliz em exercer mandato de governador e estar em solenidade de defesa da escola pública. A escola em tempo integral vai tirar crianças da rua, qualificá-las e oferecer melhor desenvolvimento”, pontuou. 

O governador também o papel fundamental da educação na formação cidadã e lamentou investimentos no sistema prisional, quando os recursos poderiam ser direcionados para escolas. “Vim para cá pensando: na última sexta-feira, inaugurei um presídio em Areia Branca. Se tivéssemos ensino integral em todas as escolas da rede do estado, será que inauguraríamos presídio? Será que nossas crianças nação estariam mais bem orientadas e qualificadas? São questões que temos que pensar e avaliar nosso compromisso com a educação”. 

A formação dos profissionais se estenderá até sexta-feira, 31. De acordo com o secretário de Educação, Jorge Carvalho, a ampliação da rede de ensino integral demandará nova seleção de profissionais.

“Hoje estamos dando o primeiro grande passo pela requalificação do ensino público no estado e para que Sergipe deixe de figurar nas estatísticas de ensino nas posições mais frágeis. Temos uma rede estadual com 207 escolas de ensino médio. No dia 10 de abril, teremos ensino integral em 17 escolas.  Nas primeiras conversas entre mim e o governador, todas as vezes que mostrei os dados com relação à Educação em Sergipe, Jackson dizia que não poderíamos sair do governo sem mudar essa realidade. Outra coisa que quero destacar é que, algo que me entusiasma muito no apoio que a Secretaria de Educação (Seed) recebe de Jackson é que não é na gestão dele que veremos os grandes resultados da adoção do novo modelo de ensino. O governador projeta para o futuro do jovem sergipano e pensa em médio e longo prazos”, destacou o secretário.

Jorge explica que, das 207 escolas com ensino médio na rede estadual, apenas quatro delas já adotam o modelo de tempo integral, sendo elas: Atheneu Sergipense, Vitória de Santa Maria, Marco Maciel (em Aracaju) e Manoel Messias Feitosa (Nossa Senhora da Glória). Com relação às 203 unidades de ensino que atuam com modelo convencional de ensino, dados apontam que, de cada 100 estudantes que entram no ensino médio, apenas 32 o concluem. 

“Como exemplo, cito os bons resultados que colhemos este ano das quatro escolas em tempo integral. No Atheneu, 309 estudantes concluíram o ensino médio. Apenas dois não se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 304 já ingressaram no ensino superior. São 94% de aproveitamento. Foram 18 primeiros lugares em universidades acreditadas no país, como a USP, UFS e UFMG. Ou seja, é possível sonhar, realizar e chegar a uma escola diferente. O estado de Pernambuco sonhou há 20 anos e tem hoje 370 escolas em tempo integral. É o estado brasileiro que detém melhor qualidade de ensino médio do país. O que começamos a fazer aqui, Pernambuco já faz em escala”, complementou.

Para a implantação da Educação em Tempo Integral no Estado de Sergipe, a Seed conta com a parceria do Institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande. 

Implantação do Educa +

Educa + é o programa de ensino médio em tempo integral. A coordenadora geral da iniciativa, Franci Alves, explica que parte dessas unidades de ensino começa o ano letivo no dia 10 de abril e outra parte no dia 15 de maio. Ela também conta que a primeira semana de aula vai ser marcada pelo acolhimento, no qual jovens que estudaram em escolas de tempo integral vão receber os novos alunos para compartilhar experiências, promover integração e a iniciação no novo modelo pedagógico. Outro detalhe é que, fora as quatro escolas que já adotam o ensino médio em tempo integral, as demais irão implantar o modelo de forma gradativa, iniciando pelas turmas do primeiro ano do ensino médio. A ideia é que, até 2019, todo o ciclo de iniciação esteja completo.

“Estamos promovendo um ato histórico para a capital sergipana, porque estamos ampliando a capacidade do jovem para que ele tenha acesso não só a base complementar comum, como também a uma formação integral. Foi comprovado em todo o território brasileiro que as escolas em tempo integral apresentam excelentes resultados em aspectos mais frágeis. Essas unidades de ensino conseguem elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), reduzem a evasão escolar e conseguem resolver questões de índice de reprovação. Além disso, é notório perceber, através de depoimentos de jovens que passam por esse modelo de escola, a relação que eles criam com a instituição e conexão de identidade e de presença não só deles, como também dos pais. Também é perceptível que, dentro dessa perspectiva, o foco é o jovem e o seu protagonismo juvenil. De modo que toda a metodologia é pensada por meio do sonho do adolescente em relação, não só, a sua essência humana, como sua carreira profissional”, relatou Franci.

A relação de proximidade entre aluno-escola também foi destacada pelo diretor do Atheneu Sergipense, Daniel Lemos. “A unidade ensino em tempo integral é voltada para o crescimento do aluno, que passa mais tempo na escola e, com isso, os professores e equipe gestora têm mais tempo de conhecê-lo e fazer um trabalho individualizado, de modo que esse estudante se sente mais próximo do ambiente escolar”.

Daniel também ressaltou que os índices de evasão na escola em tempo integral são baixíssimos, pois os alunos se sentem atraídos por esse modelo. “Praticamente 10 anos após a implantação do modelo, obtivemos os melhores resultados. Foi uma melhoria progressiva. Este ano, zeramos a evasão do ensino na escola. Além disso, foram menos de 12% de reprovação no Atheneu. É um índice pequeno com relação a todo estado. E estamos com a intenção que esse modelo se expandido para que resultados em Sergipe melhorem”.

Para selecionar os profissionais que trabalharão com o Educa +, o Governo de Sergipe, por meio da Seed, abriu dois editais, um destinado à função de professor de educação básica e outro direcionado ao trabalho de gestores escolares. Silvana Lisboa foi uma das escolhidas e irá atuar como gestora no Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão.

“Acredito na escola em tempo integral porque pelo que conheci, por meio de um projeto apresentado na escola e pela leitura realizada sobre o assunto, será uma boa oportunidade para a comunidade e jovens terem mais tempo na escola, além de obter um estudo de qualidade. Por isso me inscrevi nesse programa. Acredito também que a adoção do modelo de ensino é uma decisão importante e acertada do governo”, afirmou Silvana.

O professor de Educação Física Ramon Andrade, que vai ministrar aula no Centro de Excelência Ministro Marco Maciel, escola selecionada para adotar o Educa +, conta que acredita no modelo de ensino médio em tempo integral, pois atuou na escola de Nossa Senhora da Glória, que adotava esse método e obtinha bons resultados. “Essa unidade tinha muita aprovação no vestibular e pouca evasão escolar. Então acredito que esse seja um projeto que vai adiante e que a educação vai melhorar. O governo acertou na adoção desse modelo. Lá em Glória a experiência é boa, pois os alunos são mais motivados, têm mais contato com o professor e o docente passa a ser um paizão”.

As inscrições para os Processos Seletivos Simplificado para atuar nas escolas em tempo integral se encerraram em 21 de fevereiro, com 1.042 candidatos inscritos, todos eles professores de educação básica integrantes efetivos do magistério da rede pública estadual de Sergipe. Os candidatos concorreram a 251 vagas disponibilizadas e também ao cadastro reserva.

De acordo com os editais publicados pela Seed, são 187 vagas para a função de professor de educação básica e outras 64 vagas para as funções de gestor escolar, secretário escolar, coordenação pedagógica e coordenação administrativa e financeira, mais o cadastro reserva para todas estas funções.
O professor de matemática da escola Manoel Messias, Denival Araújo, acredita que a insistência do governo em implantar o Educa + faz todo o sentido. “Não é só a questão da maior permanência na escola, mas a qualidade de ensino e a realização de um trabalho que toma o aluno como protagonista”, disse.

Durante a solenidade desta segunda, além de iniciar a formação dos profissionais com relação ao modelo de ensino médio em tempo integral, houve a entrega simbólica das portarias às escolas que aderiram ao Educa +.

Ensino médio em tempo integral em Sergipe

Ao cumprir as legislações federal (PNE) e estadual (PEE), o Governo de Sergipe está ampliando consideravelmente a oferta de vagas no ensino médio integral, e saltará de uma matrícula de 3% (1.825) nessa modalidade de ensino em 2016, para 42% (25.969) até o ano de 2021.

De acordo com o secretário da Educação, Jorge Carvalho, a cada uma dessas escolas, que a partir do dia 10 de abril, passa a funcionar em tempo integral, será investido, este ano, R$ 500 mil e R$ 1 milhão em infraestrutura. Ano que vem, serão cerca de R$ 1,5 milhão. Em 2019, serão R$ 2,5 milhões e as unidades de ensino já têm asseguradas por meio de Lei Federal R$ 2,5 milhões para investir em infraestrutura até o ano de 2026. “Até lá investiremos em 37 escolas R$ 457 milhões. Isso é como se fosse um Proinveste para melhorar a infraestrutura de 37 escolas”, acrescentou.
 

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Jackson Barreto participou de solenidade e reafirmou o compromisso de melhorar os índices com relação a evasão escolar e reprovação escolar e aprovação de estudantes da rede estadual em instituições de ensino superior
Segunda-Feira, 27 de Março de 2017 às 14:43:00

Após selecionar, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), os professores e gestores que irão atuar nas escolas de tempo integral em Sergipe, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira, 27, a formação dos profissionais no programa Educa +. O governador Jackson Barreto participou da solenidade de abertura e reafirmou o compromisso de melhorar os índices com relação a evasão escolar, reprovação escolar e aprovação de estudantes da rede estadual em instituições de ensino superior.

Para Jackson Barreto, inicia-se uma nova etapa da Educação em Sergipe, que salta de quatro unidades de ensino integral para 28 até o fim deste ano. Em 2019, serão 39 unidades com modelo de ensino integral. 

“Acredito que o governo atinge o ápice da Educação com a implantação, de forma definitiva, de escolas em tempo integral. Saímos de uma estatística de 1.800 alunos matriculados em unidades de ensino nesse modelo para mais de 5.000. Hoje, temos quatro escolas com ensino integral. Até o fim deste ano, serão 28. No fim do meu mandato, serão 39. Essa vai ser a vitória da Educação, da escola pública, de Sergipe e dos professores que compreendem a importância de escola em tempo integral. Sergipe está contribuindo para melhorar a qualificação do ensino público. E estou extremamente feliz com a participação dos senhores professores e gestores nessa iniciativa. Fizemos uma seleção para 187 professores e tivemos uma inscrição de 1042. Como se pode ser contra a escola de ensino integral se a escola pública é onde cuidamos dos filhos do povo? Tivemos ótimos resultados nas escolas integrais na seleção do Enem, um aproveitamento superior a 90%”.

Fazendo um paralelo à solenidade que ocorreu na última sexta, 24, quando houve a inauguração da Cadeia Pública de Areia Branca, o governador Jackson Barreto comentou que se o modelo das escolas em tempo integral já tivesse em expansão em Sergipe anteriormente, talvez não fosse necessária a entrega de mais um presídio em Sergipe.

“Será que, se já tivéssemos esse modelo em toda a rede estadual, as crianças não estariam mais educadas? Será que nossas crianças não estariam mais bem orientadas e qualificadas? São questões como essa que temos que refletir sobre nosso compromisso com a Educação. Fico extremamente feliz em exercer mandato de governador e estar em solenidade de defesa da escola pública. A escola em tempo integral vai tirar crianças da rua, qualificá-las e oferecer melhor desenvolvimento”, pontuou. 

O governador também o papel fundamental da educação na formação cidadã e lamentou investimentos no sistema prisional, quando os recursos poderiam ser direcionados para escolas. “Vim para cá pensando: na última sexta-feira, inaugurei um presídio em Areia Branca. Se tivéssemos ensino integral em todas as escolas da rede do estado, será que inauguraríamos presídio? Será que nossas crianças nação estariam mais bem orientadas e qualificadas? São questões que temos que pensar e avaliar nosso compromisso com a educação”. 

A formação dos profissionais se estenderá até sexta-feira, 31. De acordo com o secretário de Educação, Jorge Carvalho, a ampliação da rede de ensino integral demandará nova seleção de profissionais.

“Hoje estamos dando o primeiro grande passo pela requalificação do ensino público no estado e para que Sergipe deixe de figurar nas estatísticas de ensino nas posições mais frágeis. Temos uma rede estadual com 207 escolas de ensino médio. No dia 10 de abril, teremos ensino integral em 17 escolas.  Nas primeiras conversas entre mim e o governador, todas as vezes que mostrei os dados com relação à Educação em Sergipe, Jackson dizia que não poderíamos sair do governo sem mudar essa realidade. Outra coisa que quero destacar é que, algo que me entusiasma muito no apoio que a Secretaria de Educação (Seed) recebe de Jackson é que não é na gestão dele que veremos os grandes resultados da adoção do novo modelo de ensino. O governador projeta para o futuro do jovem sergipano e pensa em médio e longo prazos”, destacou o secretário.

Jorge explica que, das 207 escolas com ensino médio na rede estadual, apenas quatro delas já adotam o modelo de tempo integral, sendo elas: Atheneu Sergipense, Vitória de Santa Maria, Marco Maciel (em Aracaju) e Manoel Messias Feitosa (Nossa Senhora da Glória). Com relação às 203 unidades de ensino que atuam com modelo convencional de ensino, dados apontam que, de cada 100 estudantes que entram no ensino médio, apenas 32 o concluem. 

“Como exemplo, cito os bons resultados que colhemos este ano das quatro escolas em tempo integral. No Atheneu, 309 estudantes concluíram o ensino médio. Apenas dois não se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 304 já ingressaram no ensino superior. São 94% de aproveitamento. Foram 18 primeiros lugares em universidades acreditadas no país, como a USP, UFS e UFMG. Ou seja, é possível sonhar, realizar e chegar a uma escola diferente. O estado de Pernambuco sonhou há 20 anos e tem hoje 370 escolas em tempo integral. É o estado brasileiro que detém melhor qualidade de ensino médio do país. O que começamos a fazer aqui, Pernambuco já faz em escala”, complementou.

Para a implantação da Educação em Tempo Integral no Estado de Sergipe, a Seed conta com a parceria do Institutos de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Natura e Sonho Grande. 

Implantação do Educa +

Educa + é o programa de ensino médio em tempo integral. A coordenadora geral da iniciativa, Franci Alves, explica que parte dessas unidades de ensino começa o ano letivo no dia 10 de abril e outra parte no dia 15 de maio. Ela também conta que a primeira semana de aula vai ser marcada pelo acolhimento, no qual jovens que estudaram em escolas de tempo integral vão receber os novos alunos para compartilhar experiências, promover integração e a iniciação no novo modelo pedagógico. Outro detalhe é que, fora as quatro escolas que já adotam o ensino médio em tempo integral, as demais irão implantar o modelo de forma gradativa, iniciando pelas turmas do primeiro ano do ensino médio. A ideia é que, até 2019, todo o ciclo de iniciação esteja completo.

“Estamos promovendo um ato histórico para a capital sergipana, porque estamos ampliando a capacidade do jovem para que ele tenha acesso não só a base complementar comum, como também a uma formação integral. Foi comprovado em todo o território brasileiro que as escolas em tempo integral apresentam excelentes resultados em aspectos mais frágeis. Essas unidades de ensino conseguem elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), reduzem a evasão escolar e conseguem resolver questões de índice de reprovação. Além disso, é notório perceber, através de depoimentos de jovens que passam por esse modelo de escola, a relação que eles criam com a instituição e conexão de identidade e de presença não só deles, como também dos pais. Também é perceptível que, dentro dessa perspectiva, o foco é o jovem e o seu protagonismo juvenil. De modo que toda a metodologia é pensada por meio do sonho do adolescente em relação, não só, a sua essência humana, como sua carreira profissional”, relatou Franci.

A relação de proximidade entre aluno-escola também foi destacada pelo diretor do Atheneu Sergipense, Daniel Lemos. “A unidade ensino em tempo integral é voltada para o crescimento do aluno, que passa mais tempo na escola e, com isso, os professores e equipe gestora têm mais tempo de conhecê-lo e fazer um trabalho individualizado, de modo que esse estudante se sente mais próximo do ambiente escolar”.

Daniel também ressaltou que os índices de evasão na escola em tempo integral são baixíssimos, pois os alunos se sentem atraídos por esse modelo. “Praticamente 10 anos após a implantação do modelo, obtivemos os melhores resultados. Foi uma melhoria progressiva. Este ano, zeramos a evasão do ensino na escola. Além disso, foram menos de 12% de reprovação no Atheneu. É um índice pequeno com relação a todo estado. E estamos com a intenção que esse modelo se expandido para que resultados em Sergipe melhorem”.

Para selecionar os profissionais que trabalharão com o Educa +, o Governo de Sergipe, por meio da Seed, abriu dois editais, um destinado à função de professor de educação básica e outro direcionado ao trabalho de gestores escolares. Silvana Lisboa foi uma das escolhidas e irá atuar como gestora no Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão.

“Acredito na escola em tempo integral porque pelo que conheci, por meio de um projeto apresentado na escola e pela leitura realizada sobre o assunto, será uma boa oportunidade para a comunidade e jovens terem mais tempo na escola, além de obter um estudo de qualidade. Por isso me inscrevi nesse programa. Acredito também que a adoção do modelo de ensino é uma decisão importante e acertada do governo”, afirmou Silvana.

O professor de Educação Física Ramon Andrade, que vai ministrar aula no Centro de Excelência Ministro Marco Maciel, escola selecionada para adotar o Educa +, conta que acredita no modelo de ensino médio em tempo integral, pois atuou na escola de Nossa Senhora da Glória, que adotava esse método e obtinha bons resultados. “Essa unidade tinha muita aprovação no vestibular e pouca evasão escolar. Então acredito que esse seja um projeto que vai adiante e que a educação vai melhorar. O governo acertou na adoção desse modelo. Lá em Glória a experiência é boa, pois os alunos são mais motivados, têm mais contato com o professor e o docente passa a ser um paizão”.

As inscrições para os Processos Seletivos Simplificado para atuar nas escolas em tempo integral se encerraram em 21 de fevereiro, com 1.042 candidatos inscritos, todos eles professores de educação básica integrantes efetivos do magistério da rede pública estadual de Sergipe. Os candidatos concorreram a 251 vagas disponibilizadas e também ao cadastro reserva.

De acordo com os editais publicados pela Seed, são 187 vagas para a função de professor de educação básica e outras 64 vagas para as funções de gestor escolar, secretário escolar, coordenação pedagógica e coordenação administrativa e financeira, mais o cadastro reserva para todas estas funções.
O professor de matemática da escola Manoel Messias, Denival Araújo, acredita que a insistência do governo em implantar o Educa + faz todo o sentido. “Não é só a questão da maior permanência na escola, mas a qualidade de ensino e a realização de um trabalho que toma o aluno como protagonista”, disse.

Durante a solenidade desta segunda, além de iniciar a formação dos profissionais com relação ao modelo de ensino médio em tempo integral, houve a entrega simbólica das portarias às escolas que aderiram ao Educa +.

Ensino médio em tempo integral em Sergipe

Ao cumprir as legislações federal (PNE) e estadual (PEE), o Governo de Sergipe está ampliando consideravelmente a oferta de vagas no ensino médio integral, e saltará de uma matrícula de 3% (1.825) nessa modalidade de ensino em 2016, para 42% (25.969) até o ano de 2021.

De acordo com o secretário da Educação, Jorge Carvalho, a cada uma dessas escolas, que a partir do dia 10 de abril, passa a funcionar em tempo integral, será investido, este ano, R$ 500 mil e R$ 1 milhão em infraestrutura. Ano que vem, serão cerca de R$ 1,5 milhão. Em 2019, serão R$ 2,5 milhões e as unidades de ensino já têm asseguradas por meio de Lei Federal R$ 2,5 milhões para investir em infraestrutura até o ano de 2026. “Até lá investiremos em 37 escolas R$ 457 milhões. Isso é como se fosse um Proinveste para melhorar a infraestrutura de 37 escolas”, acrescentou.