Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020 às 12:15:00
Governador fala de projetos para Sergipe e repercute investimento anunciado pela Petrobras
Belivaldo repercutiu a informação dos US$ 2 bilhões que poderão ser investidos na bacia de Sergipe pela Petrobras até 2025

O governador Belivaldo Chagas, em entrevista, na manhã desta quarta-feira (02), ao Jornal da Rio FM (102.3), com os jornalistas Priscila Andrade e André Barros, falou sobre novos projetos e investimentos para Sergipe. Dentre eles, o governador repercutiu a informação dos US$ 2 bilhões que poderão ser investidos na bacia de Sergipe pela Petrobras até 2025, de acordo com o plano estratégico da companhia.

“Fizemos um ofício ao presidente da Petrobras e o líder do governo leu esse ofício na Assembleia Legislativa e fez constar em ata, para que ficasse registrada nossa preocupação. Fui ao presidente da República, fui recebido em audiência, fiz uma exposição para ele e apresentei o oficio. Havia uma informação de que a Petrobras lançaria um portfólio com um leque de ações para os próximos 5 anos e que Sergipe não seria contemplado, o que me deixou extremamente preocupado. Nosso estado tem um potencial conhecido de exploração em águas profundas, então como deixá-lo de fora? Por isso eu fui lá pedir e, graças a Deus, e ao trabalho de todos aqueles que pensam em Sergipe, o nosso estado faz parte do portfólio de investimento para os próximos 5 anos da Petrobras, que podem chegar a 2 bilhões de dólares, portanto, o equivalente a 10 bilhões de reais para essa área de exploração, perfuração de poços e aquisição de equipamentos para montar refinarias, dentre outros”, explicou o governador.

Belivaldo também afirmou que o Estado trabalha em um projeto para investimentos no Sertão sergipano. “Será algo em torno de US$ 30 milhões voltados para o abastecimento de água, abertura de grandes barragens, dentre outros. Tudo focado no Sertão e Baixo São Francisco, para que a gente atinja, principalmente, aquelas camadas de pessoas de baixa renda”, destacou.

Ainda na área de investimentos, o chefe do Executivo estadual explanou sobre a área da saúde, turismo e de infraestrutura. “Uma coisa que eu tenho como foco é exatamente o Hospital do Câncer, cujos projetos para construção estão avançando. Estamos com propostas abertas, em processo de julgamento, de acordo com o Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Provavelmente, nos próximos meses, teremos a apresentação das empresas como um todo e daquelas últimas que participarão efetivamente do processo. É uma obra de extrema importância, sempre entendi dessa forma, mas infelizmente houve muitos problemas com os processos de licitações anteriores. Meu foco, hoje, é essa questão do Hospital do Câncer e os hospitais regionais. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”.

Quanto à infraestrutura e turismo, Belivaldo ressaltou os investimentos na Orla Sul. “O projeto já iniciou e têm três trechos devidamente autorizados, com recursos financeiros garantidos. E, nos próximos 60 dias, deveremos licitar todo o restante da Orla Sul, que vai até o farol, com mais de 16 km de ciclovia”.

/ Notícias / Governo

Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020 às 12:15:00