Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2022 às 18:00:00
Em parceria com Estado, Centro de Hemodiálise de Lagarto ofertará serviços para pacientes com Insuficiência Renal Crônica em Sergipe
Com aproximadamente 600m² de área construída, o Centro de Hemodiálise conta com aproximadamente 40 pontos para hemodiálise. Deverão ser atendidos, inicialmente, cerca de 100 pacientes por mês

O governador Belivaldo Chagas participou, na tarde desta quinta-feira, 13, da inauguração do Centro de Hemodiálise de Lagarto, localizado dentro do Hospital Nossa Senhora da Conceição. A unidade deverá atender inicialmente cerca de 100 pacientes por mês, com perspectiva de expansão, em um espaço amplo, moderno e confortável. Serão beneficiados os pacientes com Insuficiência Renal Crônica, principalmente da Regional de Lagarto, mas os serviços estarão disponíveis para todo o estado, por meio do Complexo Regulatório do Estado.

“É com muita alegria e satisfação que viemos a Lagarto, hoje, para ver essa ação concretizada, esse centro que irá atender à população de Lagarto, de toda a região, enfim, de Sergipe. Essa unidade é importante para nós, está dentro deste hospital que tanto deu apoio durante a pandemia, onde firmamos contratos, tivemos leitos de UTI Covid aqui, que ajudaram a salvar vidas. Houve uma grande luta para trazer o Centro de Hemodiálise para cá”, destacou o governador.

A unidade

A obra do Centro foi iniciada em meados de novembro de 2019 e o investimento foi fruto de recursos próprios. Já para a aquisição dos equipamentos, os recursos foram oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis.

Com aproximadamente 600m² de área construída, o Centro de Hemodiálise conta com 39 poltronas de hemodiálise, sendo 36 no salão principal e 3 destinadas a pacientes com Hepatite B. Presente à solenidade, a secretária de Estrado da Saúde, Mércia Feitosa, ressaltou a importância da entrega deste equipamento de saúde.

“Nós temos uma população de doenças crônicas que a cada momento vem crescendo. Então, agora com essa inauguração, estamos ofertando essa oportunidade do paciente estar próximo da sua residência ou na sua cidade de moradia, de Lagarto e região, e seguindo seu tratamento. Certamente é um marco dentro de Lagarto, do estado e da Rede de Atenção em Sergipe, esse serviço que hoje a gente está aqui inaugurando”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Atendimento

A unidade é conveniada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a realização de cirurgias eletivas, além de consultas e exames especializados. A instituição, que é privada, possui contrato com o Governo do Estado, no valor de R$ 258 mil mensais, para a oferta da hemodiálise ambulatorial aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Diretor-presidente do HNSC, André Andrade destaca a grandiosidade do projeto para a região. “É chegada a hora da entrega desse equipamento extraordinário à nossa população. A partir desse momento, nós estamos entregando e disponibilizando essa unidade, que é o Centro de Hemodiálise de Lagarto, para melhor atender à população sergipana”, destacou.

Importância

A coordenadora de Enfermagem da unidade, Fernanda dos Santos Trindade, explica como vai funcionar o atendimento no Centro de Hemodiálise, e ressalta a importância da chegada desse tipo de serviço ao município.“É um marco histórico aqui para essa região do estado. A gente vai abranger tanto Lagarto como outras regiões, o que é muito importante. Há uma necessidade muito grande da população, que muitas vezes precisa se deslocar até Aracaju. Então, quando a gente centraliza esse atendimento, a gente dá um suporte muito grande para aquele paciente, porque ele vai fazer uma viagem mais curta, mais confortável. Nossa clínica é acolhedora, nossa equipe é humanizada e estão todos capacitados para este tipo de atendimento”, ressaltou Fernanda.

O lagartense de 52 anos, Luciano Souza, paciente de hemodiálise, esteve presente no evento de inauguração e reforçou a satisfação em ver que o governo irá disponibilizar esse serviço aos moradores da região. “Há quatro anos faço tratamento, estou aguardando transplante e antes, tinha que viajar para Aracaju, levantar às 3h da manhã todos os dias. Esse centro vai ajudar muito porque a viagem, para nós, é muito cansativa e desgastante. Sou muito grato ao Governo do Estado, ao deputado Fábio Reis, por essa iniciativa. Agradeço de coração”, reafirmou.

"É mais um sonho realizado, conseguir esse Centro aqui em Lagarto. Pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir distâncias até para outros municípios próximos de Lagarto, que poderão fazer esse tratamento aqui com qualidade, com equipamentos modernos e conforto. E o governo do Estado é também um parceiro fundamental para manutenção desse serviço para população", concluiu o deputado federal Fábio Reis.

/ Notícias / Governo

Quinta-Feira, 13 de Janeiro de 2022 às 18:00:00