Quarta-Feira, 22 de Dezembro de 2021 às 18:30:00
Belivaldo lança o Pró-Rodovias II
Cerca de R$200 milhões serão investidos na segunda etapa do programa de recuperação da malha viária estadual

Conforme anunciado pela manhã, no Papo Reto, o governador Belivaldo Chagas lançou, nesta quarta-feira (22), o Pró-Rodovias II. O Pró-Rodovias foi criado em 2020, com o objetivo de promover a recuperação da malha viária em Sergipe, dentro do Avança Sergipe. Inicialmente, serão R$ 200 milhões investidos.

Por meio do Pró-Rodovias I, o governo do Estado está investindo cerca de R$ 330 milhões para recuperar 465 quilômetros de rodovias em Sergipe, neste primeiro momento. A maioria das obras está pronta ou em execução. “É bom frisar que nós temos na nossa malha um total de 2.150km. Portanto fico muito feliz ao assinar, no dia de hoje, cerca de R$200 milhões em contratos, que serão destinados ao início do Pro-Rodovias II, com o propósito de chegarmos a quase 850km de rodovias recuperadas no estado”, comemorou Belivaldo.

Foram assinados contratos com a Caixa Econômica Federal e com o Banco de Brasília (BRB) na ordem de R$100 milhões cada para início da segunda fase do programa. Após a celebração dos contratos, o governador destacou os esforços que foram feitos para que Sergipe pudesse ter maior confiabilidade financeira. “O sofrimento foi grande pra chegar nesse momento que estamos chegando. A Caixa, e os demais bancos, assim como o BRB, acreditam no nosso governo, acreditam em Sergipe. Isso porque nós fizemos o dever de casa, o enxugamento das contas e demonstramos nossa solidez administrativa”, explicou Belivaldo.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, informou que as novas obras devem começar antes do inverno de 2022. “Faremos agora uma força tarefa, a partir da próxima semana, para que essas intervenções, fruto desses convênios, possam ser enviadas para licitação na primeira semana de janeiro. Creio que, até o mês de março, a gente dê as ordens de serviço desses novos trechos, dessas reestruturações”, disse.

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal ocorreu presencialmente, na companhia de representantes do Banco e do governo. Já a celebração do contrato com o BRB foi semipresencial, por videoconferência.

Recuperações

As intervenções, com financiamento da Caixa Econômica Federal, contam com R$100 milhões em investimentos para recuperação de 76,6km. Estão previstas a restruturação das rodovias entre Porto da Folha a Gararu, trecho de quase 26,7km; Estância (entrada da BR-101) e Santa Luzia do Itanhi, trecho de 7,6km; Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba, trecho de 15,4km; Indiaroba e divisa entre Sergipe e a Bahia, trecho correspondente a 6,5km, e por fim, o município de Boquim e o entroncamento da rodovia SE-270, trecho de 20,4km.

O financiamento pelo BRB é de R$99.941,55 para recuperação asfáltica de 80,6km de extensão. Serão atendidos trechos da entrada BR-101 no município de Cristinápolis a Tomar de Geru, 14,8km; a entrada da SE-204, no Povoado Tatu, no município de Japoatã, a Pacatuba, 18,2km; no município de Riachuelo a Divina Pastora, trecho de 8k; em Aquidabã até a BR-101; trecho de 21km, e finalizando, de Itabaianinha a Arauá, correspondente a 18,6km.

/ Notícias / Governo

Belivaldo lança o Pró-Rodovias II