Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 às 15:30:00
Belivaldo entrega tratores e autoriza contratos para fortalecer a agricultura em Sergipe
Governador autorizou investimentos e entregou equipamentos que totalizam mais de R$ 6 milhões para o desenvolvimento da agricultura em Sergipe

O governador Belivaldo Chagas, na manhã desta sexta-feira (29), autorizou investimentos e entregou equipamentos que totalizam R$ 6.149.618,52 para o desenvolvimento da agricultura em Sergipe. Foram entregues 25 tratores e equipamentos agrícolas; autorizadas a implantação de 17 sistemas simplificados de abastecimento de água e a aquisição de insumos de perfuração de poços; e assinadas ordens de serviço para reforma civil do prédio administrativo da sede da Cohidro, em Aracaju e para serviços emergenciais na barragem do Perímetro Irrigado Jacarecica II, em Malhador. Além disso, foram entregues seis triciclos com carroceria baú aos perímetros irrigados da Cohidro.

Em seu discurso, o chefe do executivo estadual frisou a importância da união dos deputados estaduais e federais com o governo para parcerias em benefício da população. “Isso aqui é resultado da ação do governo do Estado em parceria com os parlamentares. Ninguém governa sozinho. Há recursos do tesouro, mas há recursos dos parlamentares. Nós estamos, hoje, autorizando ordens de serviço, fazendo entrega de maquinários e de implementos agrícolas. É uma ação empreendedora que visa o desenvolvimento, principalmente, do homem do campo. Afinal de contas, a gente tem que buscar desenvolvimento em todas as áreas, em todas as fontes”, expressou Belivaldo.

O secretário de Estado de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Zeca da Silva, destacou a importância dos investimentos aplicados pelo Governo de Sergipe para geração de emprego e renda no setor. “São 25 tratores, 25 aradores, 25 adulbadeiras e 25 reboques. Isso, basicamente para fomentar e incrementar a agricultura familiar para diversos municípios. A importância para agricultura familiar é muito grande, fomenta a agricultura familiar, incrementa mais e gera mais oportunidades, pois dará mais e maior condição de atendimento à produção. Isso também gera emprego e renda, pois um trator gera emprego para tratorista, para operador, a grade aradora também. Então, fomenta toda uma economia e movimenta todo o município”, explicou.

As doações dos tratores e equipamentos foram direcionadas a oito municípios. O valor total investido foi de R$ 4.000.000,00. Foram beneficiadas a Associação Borda da Mata de Canhoba; a Associação Nossa Senhora de Fátima de Cedro de São João; Coopernordestina de Poço Redondo; Coopese de Monte Alegre; Ovicapri de Poço Verde; produtores do São Bento de Salgado; e o Sindicato do Trabalhadores Rurais de Riachuelo. Assim como o município de Santana de São Francisco, por meio de Cessão de Uso.

Com a oferta de maquinários, tratores e insumos, pequenos agricultores terão condições de produzir mais e melhor. O presidente da Coopese, Jorge Oliveira, que atua no município de Monte Alegre, listou as melhorias. “A gente vai conseguir escoar melhor a produção dos assentados, onde a gente for atuar. Seja ela leite, verdura, ou toda produção dos assentamentos. Agora, teremos condições de conseguir escoar mais rápido e com mais segurança”, pontuou.

Mais investimentos

Na ocasião, Belivaldo autorizou a reforma civil do prédio administrativo da sede da Cohidro em Aracaju, no valor de R$ 308.444,00, que serão investidos com recursos próprios do Estado. A obra consiste no reparo e substituição de peças do telhado, rede elétrica e hidráulica do edifício que abrigam as diretorias Financeira e Administrativa e Presidência. A Construtora FCK LTDA, ganhadora da licitação, executará a obra.

Já para atender demandas na barragem do Perímetro Irrigado Jacarecica II, em Malhador, o governador autorizou serviços emergenciais no local, necessários para a ativação da comporta de segurança da barragem. O uso da comporta vai permitir a manutenção da rede de adutoras e, assim, eliminar perdas, melhorando a qualidade do fornecimento de água de irrigação aos agricultores atendidos tanto em Malhador quanto em Areia Branca e Riachuelo. Serão R$ 102.950,00 investidos, fonte de recursos próprios. A ação beneficiará em torno de 2.965 pessoas nos três municípios. Serão executados serviços emergenciais de trepanação, dragagem e localização da tubulação de equalização da barragem de irrigação.

/ Notícias / Governo

Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 às 15:30:00