Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022 às 15:15:00
Avança Sergipe: Belivaldo destaca importância da rodovia que liga Monte Alegre a Porto da Folha para agropecuária e turismo do Sertão sergipano
Governo do Estado está reestruturando aproximadamente 41 km da rodovia, em um investimento de R$ 20.028.702

Nesta sexta-feira (21), o governador Belivaldo Chagas foi conferir o andamento das obras da reestruturação de parte das rodovias SE-200, SE-317 e SE-230, entre os municípios de Porto da Folha e Monte Alegre, no Alto Sertão sergipano. O investimento é de R$ 20.028.702, numa extensão aproximada de 41,3km.

“Viemos acompanhar de perto as obras de reconstrução completa dos quase 42 km da pista entre Monte Alegre e Porto da Folha. Percorrendo todo o trecho, deu pra perceber que o processo está sendo bem conduzido, que o andamento dos trabalhos é satisfatório, mas pedi ainda mais celeridade para esta obra que é de extrema importância para a região, não só para os motoristas e moradores, mas para a produção agropecuária e o fomento do turismo no nosso sertão”, disse Belivaldo Chagas.

A reestruturação faz parte do programa Pró-Rodovias, um dos eixos do programa Avança Sergipe, que tem como finalidade recuperar a economia sergipana reestruturando a malha viária estadual. “Nós estamos concluindo o Pró- Rodovias I, com 500 km e, dentro em breve, com a primeira ordem de serviço do pacote de obras, a gente vai lançar o Pro Rodovias II. Já temos garantidos R$ 200 milhões em caixa e mais R$ 200 milhões que nós estamos captando. Com isso, há possibilidade da gente executar mais cerca de 350 quilômetros de rodovia. Portanto, podemos chegar aos 850 km de rodovias recuperadas”, destacou Belivaldo.

A obra está sendo feito executada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), através do método da reciclagem, no qual é incorporado o pavimento à base, uma nova imprimação, uma nova capa.  “Com esse trecho, que vai do trevo de Monte Alegre até Porto da Folha, somam-se 41,3 quilômetros desde Monte Alegre, dos quais nós hoje estamos com 37 quilômetros em trabalho e 3,6 quilômetros de reciclagem, mas com imprimação em torno de 37 quilômetros. Até o mês de abril, ela deverá estar toda concluída no que se refere à drenagem, pavimentação, sinalização horizontal e sinalização vertical. Hoje, ao chegarmos aqui, vimos que a vista realmente está bastante diferente do que anteriormente se via. Com a qualidade totalmente diferenciada, até no acabamento da camada final de asfalto”, informou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.

A obra facilitará o transporte intermunicipal, bem como o transporte da safra de maneira geral, seja agrícola ou pecuária da região. Acompanhando também o andamento das obras, o prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr.Marcos, aproveitou para agradecer ao governo do Estado pelos serviços. "Eu quero agradecer, primeiramente, ao Governo do Estado por lembrar do nosso município, que há muito tempo tem a necessidade dessa rodovia. Agora, graças a Deus, depois dessa rodovia, que está andando muito bem, vamos voltar a ser prestigiados com o turismo para Ilha do Ouro, para a tradicional vaquejada de Porto da Folha, além da nossa agricultura familiar em geral e pecuária, afinal nós somos fortes no leite. Agora, nós podemos nos locomover muito melhor e agradecemos à gestão do Governo do Estado por isso. Vai trazer mais segurança e rapidez também para trafegar nessa via, afinal são muitos carros circulando por essa região”, pontuou.

/ Notícias / Governo

Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022 às 15:15:00