Sexta-Feira, 03 de Fevereiro de 2023 às 18:45:00
"Sergipe é um grande celeiro para o agronegócio”, diz Fábio
Governo cumpre uma das metas com a entrega de autorização para ampliação de escopo, facilitando a comercialização dos produtos lácteos em todo o território nacional

Ampliação do Mão Amiga, concurso para Emdagro, criação do Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe. São muitos os projetos do governador Fábio Mitidieri para o setor agropecuário do estado. Nesta sexta-feira, 03, durante visita à  2ª edição do evento Sealba Show, ele apresentou os projetos aos expositores e investidores.

O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana. Em dois dias de evento, mais de 16 mil pessoas já passaram pelo local, de acordo com os organizadores.

Fábio percorreu o evento na companhia da primeira-dama e secretária de Assistência, Érica Mitidieri, e do vice-governador Zezinho Sobral. Na ocasião, foi assinado convênio entre governo e Banco do Nordeste para ampliação de atendimento a agricultores familiares por meio de crédito e de financiamento de máquinas.

Uma das metas do governo do Estado para o setor já foi cumprida com a entrega, por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária, de autorização para ampliação do escopo ao Serviço de Inspeção Estadual da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) para atuação na área de leite e derivados. Com a adesão, as agroindústrias do estado já podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

“Nosso plano de governo tem projetos como ampliação do Mão Amiga, renovação da Emdagro e da Coderse para que os produtores tenham mais apoio técnico e de pesquisa. Somos parceiros e apoiador do agronegócio do pequeno ao grande. Para isso, vamos buscar linhas de crédito junto ao Banese, para ser fomentador de desenvolvimento e da economia. Uma das nossas conquistas, já no primeiro mês, foi a autorização para comercialização das queijarias. Sergipe é um grande celeiro do agronegócio e contem com o governo”, disse Fábio, destacando a potencialidade do evento, que é o terceiro do Nordeste.

“A Sealba é 3ª maior feira do Nordeste. Ela traz investimento, desenvolvimento, emprego, renda e mais qualidade de vida para o povo sergipano”, completou.

Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), Ivan Sobral falou sobre a movimentação econômica gerada pela Sealba.

“A Sealba movimenta diversos setores, estamos acompanhando a movimentação no comércio, hotéis, restaurantes, no turismo. A Sealba tem a missão de ser referência e fator de fomento da economia”, frisou Ivan.

Wagner de Oliveira é um dos expositores da Sealba. Ele e a família produzem panela de barro há quatro anos e já alcançaram a marca de 15 mil unidades.

“Só tenho a agradecer ao governo do Estado. Temos uma gastronomia diversificada e nossas panelas de barro são nossa cultura e tradição. É cultura, turismo, gastronomia que estamos comercializando”, expressou o produtor.

/ Notícias / Governo

"Sergipe é um grande celeiro para o agronegócio”, diz Fábio