Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2021 às 11:15:00
"Redução da pobreza é fruto de planejamento que nos permitiu ajudar quem mais precisa", diz Belivaldo Chagas
Em entrevista, governador comenta destaque que Sergipe teve na redução da pobreza, de acordo com dados do IBGE

Na manhã desta quinta-feira (23), o governador Belivaldo Chagas, em entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, comentou o destaque que Sergipe teve na redução do índice de pobreza, entre os anos de 2019 e 2020, junto aos estados do Pará, Piauí e Maranhão. A publicação foi feita pela coluna Congresso em Foco, do Portal UOL, com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A maior redução do índice de pobreza do país é fruto, também, do nosso equilíbrio fiscal, de um planejamento que nos permitiu ajudar quem mais precisa e investir mais e melhor em Sergipe, retomando o poder de investimento no estado”, disse governador, destacando, também, que, devido à responsabilidade com as finanças do estado, foi possível investir bilhões em obras de infraestrutura, pagar salários atrasados, além do décimo terceiro antecipado.

De acordo com a publicação, o estado de Sergipe ficou à frente no ranking e conseguiu diminuir em 8,9 pontos percentuais o quantitativo de pessoas pobres no estado. A queda da pobreza dos quatro estados citados foi, também, mais acentuada do que no restante do Brasil.

Principais ações do Governo

Nos últimos anos, o Governo do Estado tem promovido diversas ações voltadas ao combate à pobreza, e recebido reconhecimento por elas. No primeiro semestre deste ano, o estado foi citado pelo jornal O Globo como um dos que mais disponibilizaram recursos de auxílio à população, durante a pandemia da Covid-19.

Dentre os programas citados, está o Cartão Mais Inclusão, criado para combater a insegurança alimentar e nutricional de famílias em situação de extrema pobreza. O CMais atende a cerca de 20 mil famílias sergipanas, com investimentos de cerca de R$ 40 milhões desde a criação, em abril de 2020.

As famílias cadastradas recebem entre R$ 130 e R$ 200 mensais, pagos não só às famílias em situação de vulnerabilidade, como também autônomos e trabalhadores informais.
Recentemente, um outro programa, Pró-Sertão Bacia Leiteira, também foi criado com o objetivo de fornecer auxílio à população sergipana. Este benefício busca ajudar as famílias inseridas na cadeia produtiva do leite, prejudicada com os efeitos da seca. O projeto contempla o pagamento de quatro parcelas, no valor de R$ 250 cada, para cerca de 3,7 mil famílias cadastradas.

/ Notícias / Governo

Quinta-Feira, 23 de Dezembro de 2021 às 11:15:00