Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2019 às 14:30:00
Secretaria de Educação apresenta plataforma de ambiente virtual de aprendizagem
Nova ferramenta permitirá a realização de cursos a distância e reuniões entre os diversos setores

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), através do Departamento de Recursos Humanos (DRH), realizou na tarde de terça-feira (10) uma videoconferência com representantes de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) para apresentar a Plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo SergipeTec, através da Coordenadoria de Informática (Codin) da Seduc.

A videoconferência contou com a presença de representantes de setores da Seduc e foi realizada no ambiente virtual com todas as Regionais. A iniciativa de instalação da plataforma é do Departamento de Recursos Humanos e, segundo o diretor do DRH, professor Jorge Costa Cruz Júnior, essa ferramenta irá facilitar a oferta de cursos em Educação a Distância, com fóruns, chats e videoaulas e videoconferências.

“A plataforma será a nossa ferramenta de formação a distância. Servirá como o nosso sistema de cursos do Centro de Qualificação de Pessoal, em parceria com todos os setores. O secretário vai conseguir visualizar, via plataforma, quais cursos a Secretaria está promovendo, a quantidade de cursistas e a carga horária. O nosso pontapé inicial será o curso promovido pelo DED sobre o Projeto Político Pedagógico das Escolas à Luz do Novo Currículo Sergipano”, disse Jorge Costa, afirmando que a ferramenta será também ampliada para a rede municipal de ensino.

Jorge Costa explicou ainda que o equipamento de videoconferência também será utilizado para promover reuniões formativas com professores, gestores, técnicos das Diretorias Regionais de Educação e dos municípios sem que haja custos com deslocamentos. “É o Governo de Sergipe investindo em ferramentas tecnológicas para melhorar a gestão da Seduc”, declarou.

Aproximação

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Muricy, afirmou que, por meio da plataforma, a Seduc se aproximará mais das escolas e dos diversos setores e departamentos em todo o Estado. Entre as ações já em vista, utilizando a ferramenta, estão o curso online para a readequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), destinado aos novos diretores e coordenadores escolares, e a formação dos professores para a implementação do Currículo de Sergipe.

“É interessante falar que todos esses recursos tecnológicos irão aproximar a Seduc das escolas e das diretorias, no sentido de que poderemos realizar os cursos através da plataforma, com chats, fóruns de discussões, com a possibilidade de produção de vídeos, e também de realizar reuniões a distância. A gente sabe que as demandas são muitas, e através das videoconferências, vamos otimizar o tempo e nos alinhar em relação às nossas ações pedagógicas”, declarou.

Quem também elogiou a iniciativa foi a diretora do Centro de Qualificação de Pessoal, Ivanete dos Santos. “Com o avanço da tecnologia, nós visualizamos um grande avanço da questão da formação continuada para os profissionais da educação básica do estado de Sergipe. Esse ambiente foi idealizado pelo secretário Josué Modesto, e o CQP tem agora a seu dispor a ferramenta para que todos possam fazer cursos a distância. Isso facilitará o acesso dos profissionais aos cursos oferecidos pela Seduc”, disse.

/ Notícias / Educa%C3%A7%C3%A3o,%20Cultura%20e%20Esportes

Secretaria de Educação apresenta plataforma de ambiente virtual de aprendizagem