Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2021 às 17:00:00
Amostre-SE: Seduc e Fundação Telefônica Vivo promovem segundo encontro de práticas pedagógicas sergipanas
Encontro irá proporcionar um espaço reservado para debates e socialização de experiências na área educacional, buscando potencializar o protagonismo dos educadores sergipanos

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Fundação Telefônica Vivo (FTV) promovem na próxima quarta-feira, 20 de outubro, das 17h às 20h, a segunda edição do Amostre-SE: Encontro de Práticas Pedagógicas Sergipanas, evento de valorização das ações realizadas nas escolas estaduais e municipais que compõem o Projeto Aula Digital em Sergipe, reunindo as práticas pedagógicas exitosas, concretizadas por meio das formações. Os interessados em participar já podem se inscrever no site: www.amostrese.org até o dia da realização do evento, que será transmitido via YouTube.

Esse encontro irá proporcionar um espaço reservado para debates e socialização de experiências na área educacional, buscando potencializar o protagonismo dos educadores sergipanos. Além disso, nessa edição, acontecerá ainda a reflexão sobre os vários tipos de inclusão nos espaços educativos, propondo um evento que aplique na prática, alguns recursos de acessibilidade, prospectando uma experiência mais completa para as pessoas que têm algum tipo de deficiência – seja visual ou auditiva. O evento de boas práticas é idealizado pelo Instituto Paramitas, parceiro executor local da FTV.

A programação contará com palestras, apresentação cultural e mural interativo com exposição de banners no site. A conferência de abertura será feita pelo secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que falará sobre “Os desafios da educação na Pandemia”. Em seguida, os professores poderão socializar suas práticas. Um dos projetos a serem apresentados no dia do evento é o “ConectaLibras: Conectando o aluno surdo com miniaulas do ensino regular em libras”, desenvolvido pela professora Maria Isabel Dórea Santos, da Escola Estadual 11 de Agosto, em Aracaju.

Outros projetos serão apresentados. São eles: “O rádio como objeto de suporte para a Educação de Aquidabã na Modalidade EJA, em tempos de pandemia”, da professora Margareth Silva; "YouTube como recurso de aprendizagem", iniciativa da professora Monica Costa Moreira, da E.M. João Antônio dos Passos (Areia Branca); “Das Ondas do Aula Digital ao II Concurso de Redação e atividades lúdico-artísticas no município de Itaporanga d´Ajuda”, da professora Isis Mota Dantas; e “O modelo do Ensino Remoto ofertado em Itabaianinha 2020-2021: plataforma YouTube, principal ferramenta de veiculação das videoaulas”, das professoras Bianca Alves da Silva Reis e Amanda Vieira Batista, de Itabaianinha.

Durante a programação, também acontecerá a conferência “Os Desafios da Alfabetização e do Letramento em tempo de Ensino Remoto: Pelas Ondas do Aula Digital e Histórias ao Pé do Ouvido”, mediada pela professora Kelly Valença, coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc (SEF).

Amostre-SE

Planejado, inicialmente, para ocorrer no formato presencial, em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a primeira edição do Amostre-SE foi realizada de forma online em 22 de julho de 2020, e fizeram parte da programação apresentações de vídeos com relatos de experiência e a exposição virtual permanente dos cases selecionados, com banners e podcasts produzidos pelos educadores das 25 escolas públicas escolhidas pela prática exitosa que desenvolveram entre os anos de 2017 até 2019 durante as ações do projeto Aula Digital.

A segunda edição do evento também será realizada de forma remota e será transmitida pelo Youtube, trazendo como temáticas as ações que envolvam o Aula Digital em Sergipe e as práticas dos educadores durante o período pandêmico. Destaca-se o uso da Plataforma Profuturo e das ações do Estude em casa “Pelas Ondas do Aula Digital”, que teve como objetivo proporcionar equidade e oportunizar, de forma democrática, um material de qualidade para os estudantes do primeiro até quinto ano, principalmente aqueles sem dispositivos ou acesso à internet.

Inscreva-se: www.amostrese.org

Acesse o YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoParamitas