Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2021 às 12:00:00
Setur faz visita de reconhecimento dos atrativos turísticos de Divina Pastora
Renda irlandesa, Santuário Nossa Senhora Divina Pastora e manifestações culturais, como a Chegança, fazem parte dos atrativos turísticos do município

Nesta quinta-feira (09), a história, expressões culturais, renda irlandesa e atrativos turísticos de Divina Pastora foram o foco da visita do secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, ao município. A convite da prefeita Clara Rollemberg, o secretário esteve em contato com as diversas manifestações e espaços que integram o repertório característico da cidade.

O secretário conheceu a praça do Cruzeiro, ponto de partida dos romeiros, onde assistiu a apresentação cultural do grupo de Samba de Roda Reviver, mantido pelo CRAS.  Na oportunidade, assistiu também a apresentação do grupo Chegança Mirim Almirante Afonso dos Santos.

De acordo com o secretário, a cidade possui um grande potencial turístico religioso, graças à devoção a Nossa Senhora Divina Pastora. Padroeira de Sergipe, a santa atrai milhares de fiéis durante a romaria em sua homenagem.

“É importante que o turismo religioso se transforme em um produto que movimenta o município o ano inteiro, não apenas em uma data específica. Para isso, é preciso envolver outros atores, como a Igreja Católica e o setor privado para que haja investimentos em infraestrutura, como hospedagens e restaurantes. Assim, é possível transformar o destino em um atrativo turístico”, afirmou o secretário, que agradeceu ao convite da gestora municipal.

“Quero agradecer a receptividade da prefeita Clara Rollemberg, juntamente com sua equipe. Colocamos o Governo de Sergipe à disposição. Vamos, junto à nossa equipe, inserir o município no mapa do turismo e, com ações conjuntas, potencializar o desenvolvimento do turismo religioso e da renda irlandesa”, completou o secretário.

A Associação para o Desenvolvimento de Renda de Divina Pastora foi mais um entre os destinos da visita. A entidade se destaca pela produção da renda irlandesa, patrimônio cultural e imaterial do país, por causa do modo como é confeccionada, único no mundo.

A prefeita Clara Rollemberg destacou a importância da visita do secretário e a presença do Governo do Estado. “Fiquei muito feliz e satisfeita. Almejamos o desenvolvimento do turismo e temos grandes potenciais, a exemplo do santuário e da nossa renda irlandesa. Foi muito importante a visita do secretário, pois as pessoas precisam ser impulsionadas a fortalecer a economia dentro do nosso município”, falou.

Peregrinação

A grande peregrinação de Divina Pastora acontece anualmente no mês de outubro. O santuário, Igreja de Nossa Senhora Divina Pastora, foi construído no século XIX e tombado pelo Iphan desde 1943. A construção possui pintura do teto em estilo ilusionista, de autoria do artista baiano Theófilo de Jesus, um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. A igreja também se destaca por sua beleza artística, histórica e cultural.

A peregrinação reúne todos os anos cerca de 200 mil peregrinos de vários estados, com uma caminhada de cerca de 10 quilômetros entre as cidades de Riachuelo e Divina Pastora. Durante a programação, os fiéis visitam os espaços sacralizados, como o cruzeiro, a capela São Benedito e o santuário.

Presenças

Também estiveram presentes à visita o vice-prefeito de Divina Pastora, José Arodo dos Santos, os secretários municipais Bruno de Sá Araújo (Agricultura e Meio Ambiente) e Everaldo Souza (Turismo), o reitor do Santuário Divina Pastora, padre Jhonatan Michael, e o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Augusto Siqueira.

/ Notícias / Desenvolvimento

Setur faz visita de reconhecimento dos atrativos turísticos de Divina Pastora