Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2021 às 15:00:00
Sergas se reúne com diretor comercial e regulatório da Transportadora Associada de Gás (TAG)
Objetivo foi compartilhar projetos no segmento do gás natural em Sergipe

Nesta terça feira (26), a convite do diretor presidente da Sergas, Valmor Barbosa, a companhia recebeu a visita do diretor comercial e regulatório da  Transportadora Associada de Gás (TAG), Ovídio Quintana, para sanar dúvidas com relação as tratativas para a contratação do transporte da molécula do gás natural. A atual fase é de contratação de novos supridores de gás, em face do recente anúncio da Petrobras de que não terá disponibilidade para fornecimento do insumo nos anos de 2022 e 2023. A Sergas retornou com a chamada pública e passou a discutir com outros pleyers do mercado do gás, em busca da melhor oferta da molécula para ser distribuída ao consumidor.

Na composição da distribuição do gás natural, tem-se a molécula e o transporte. Nesse sentido, se faz necessário esclarecer e elucidar dúvidas com relação à nova modalidade de contratação do transporte do gás natural. Hoje, o transporte do gás natural se dá por uma modalidade denominada Tarifa Postal, nesta modalidade, o valor pago pela tarifa é igual para todas as distribuidoras não importando a localização geográfica onde se encontra a distribuidora. Com a possibilidade de implantação da nova modalidade denominada de Locacional, a tarifa levará em conta a proporcionalidade da posição geográfica em que a distribuidora se encontra. A Agência Nacional do Petroléo, Gás Natural e Biocombustiveis (ANP) deverá comunicar ao mercado caso seja confirmada a alteração da modalidade contratual.

Na última segunda-feira (25), oportunizando a presença da TAG em Sergipe, outros órgãos do estado participaram de reuniões de alinhamento, inclusive com a participação do governador Belivaldo Chagas. De acordo com a TAG, a construção do gasoduto de conexão terá 25 km de extensão, cruzando os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. A obra deve gerar movimentação para a economia local, com o aluguel de equipamentos, contratação de serviços especializados e de insumos para manutenção de canteiros e da construção e elevado aumento de empregos diretos e indiretos.

A estimativa de investimento é de R$ 300 milhões, e o gasoduto terá capacidade de movimentação de até 14 milhões de m³ de gás por dia. A concepção preliminar do trajeto do gasoduto deverá evitar ao máximo interferências de edificações, construções e zonas de restrição ambiental e social. De acordo com o diretor Comercial e Regulatório da TAG, o projeto, atualmente, está em fase de conclusão do escopo básico.

O projeto visa a inserção de gás na matriz nacional através de Sergipe, que tem importância central no mercado brasileiro. As reuniões tem o intuito de transformar desejo em ação, estabelecendo iniciativas e cronogramas e priorizando um trabalho transparente e cooperativo.

De acordo com o diretor-presidente da Sergas, Valmor Barbosa, a empresa tem um bom alinhamento com a TAG que executa o transporte do gás em Sergipe. "Esse processo é muito importante para o desenvolvimento da indústria de rede à qual a Sergas se dedica, sendo o papel do transporte de promover a competição da  molécula e possibilitar múltiplas fontes de injeção à disposição do mercado a qual as duas corporações atendem. O transporte procura levar a molécula ao city gate através do qual o mercado tem a sua relação com a distribuidora. Essa é uma agenda complementar de colaboração para desenvolvimento da cadeia do gás natural”, afirmou.

Para Ovídio Quintana, a Sergas e o estado de Sergipe tiveram o protagonismo na abertura do mercado do gás pelo seu potencial ao longo da costa sergipana, tendo o primeiro consumidor livre, que é a Proquigel, atuando no setor das fábricas de fertilizantes. "É por isso que reforçamos o compromisso da Sergas no desenvolvimento dessa positiva agenda", ressaltou.  O diretor reforça, ainda, que o prazo para implantação do gasoduto é estimado para 2023, e que o objetivo da TAG é conduzir o projeto respeitando todas as normas ambientais, tendo a Sergas como parceira.

/ Notícias / Desenvolvimento

Objetivo foi compartilhar projetos no segmento do gás natural em Sergipe