Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021 às 14:30:00
Pró-Rodovias: trecho da SE-170 entre Riachão do Dantas e Tobias Barreto está 95% recuperado
32 km da rodovia foram revitalizados. Implantação da sinalização vertical será iniciada nas próximas semanas

"Já fiz todo o percurso entre Riachão e Tobias Barreto e a estrada é outra, agora tem acostamento e dá prazer em viajar e dirigir. Não existe um condutor que não esteja satisfeito, já que gasta-se menos com combustível, manutenção de veículos e ainda ganhamos tempo, pois, os 40 minutos de viagem até Tobias, atualmente é feito em 15, a rodovia ficou boa demais". A afirmação do frentista e morador do município de Riachão do Dantas, a 98 km de Aracaju, é por conta da revitalização completa do trecho da SE-170, e que já modificou para melhor o cenário entre os dois municípios do Território Centro Sul Sergipano.

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), a recuperação dos 31,90 km da SE-170 faz parte do Programa Pró-Rodovias, que por sua vez integra o Avança Sergipe, projeto do Executivo Estadual que tem o objetivo de recuperar a economia sergipana em razão das perdas com a pandemia.

As obras correspondem a completa restauração dos quase 32 km entre as duas cidades, atendendo ao novo padrão estabelecido nas rodovias estaduais,  compreendendo seis metros de pista de rolamento (três metros de largura cada uma) e dois metros de acostamento (um de cada lado), além de implantação de meio-fio em concreto, serviços de drenagem e implantação de sinalização vertical e horizontal.

O engenheiro civil e responsável pela execução da obra, Carlos Gines, diz que os trabalhos se encaminham para a conclusão. "A rodovia está completamente reconstruída. Atualmente estamos concluindo alguns metros que restam da implantação do meio-fio, finalizando os serviços de  sinalização horizontal e nas próximas semanas iniciaremos a vertical. Sendo que o percentual executado da obra é de 95%", explica.

Fomento na economia

O diferencial dessa revitalização é que, durante a execução dos trabalhos, toda a pavimentação foi retirada, encaminhada para a usina de asfalto onde foi feito o processamento de junção com britas e outros materiais, retomando para a obra com mais consistência e servindo de complemento para as camadas de base que receberam a nova camada asfáltica. Além de resultar em uma economia de 50% no valor total da obra, esse processo proporcionou ganho ambiental, uma vez que o asfalto antigo que seria descartado na natureza foi 100%  reaproveitado.

Morador do povoado Taboa, no município de Tobias Barreto, Luciano Secundo, destaca que a revitalização da rodovia já trouxe diversos benefícios. "A estrada tinha muita buraqueira, os serviços de alinhamento e balanceamento nos veículos era constante e o tempo gasto na viagem muito longo. Faço o trajeto com muita frequência, e, posso garantir que a situação agora é completamente diferente, está 100% melhor", afirma o autônomo de 32 anos.

Segundo o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, a revitalização vai fomentar a recuperação da economia. "A SE-170 está entre as mais importantes rodovias estaduais, pois, além de interligar Aracaju com importantes municípios do Território Centro Sul, termina na divisa com o Estado da Bahia. Por ela, centenas de veículos trafegam diariamente, entre eles ônibus intermunicipais e interestaduais e veículos de carga. Com a  recuperação desse trecho e do outro entre os municípios de Riachão do Dantas e Lagarto, o escoamento da produção agrícola e têxtil será melhorado significativamente, o que é um grande fomento para a economia, bem como a segurança na trafegabilidade será garantida", enfatiza.

/ Notícias / Desenvolvimento

Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021 às 14:30:00