Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019 às 14:15:00
Nova rodovia melhora vida de moradores de Nossa Senhora Aparecida
Obra de R$ 3.716.131,64 interliga povoado Cruz das Graças à Rota do Sertão

A estrada de terra deu lugar a uma rodovia asfaltada, bem estruturada, larga e novinha, uma alegria para os moradores do Povoado Cruz das Graças, em Nossa Senhora Aparecida, a 96 km de Aracaju, que interliga o povoado à Rodovia SE-175, realizando assim um sonho antigo da população.

Residente no povoado, Maria Ginalva Santana, 50 anos, conta as mudanças que a nova rodovia trouxe para a vida dos moradores. "Se não fosse essa pista, durante o último inverno ficaríamos ilhados. Agora a situação melhorou 100%, o povoado está mais movimentado, já existem carros fazendo transporte de passageiros, a satisfação é geral", afirmou a agente comunitária de saúde.

A mais nova rodovia estadual, cujo acesso se dá no km 8,5 da SE-175, 4 km após o município de Ribeirópolis, foram executadas pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), tendo o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) como órgão fiscalizador, já modificou a rotina do povoado com o maior número de habitantes e onde a história de Nossa Senhora Aparecida teve início.

Morador da localidade desde que nasceu, o autônomo Wendson Cunha de Roma, 28 anos, disse que obra já provocou grandes mudanças. "Como o povoado é cercado por muito riachos, durante o inverno ele se transformava em uma ilha e o acesso era muito difícil. Chegar aqui agora é tranquilo, os assaltos aos veículos não acontecem mais, motocicletas e automóveis deixaram de frequentar as oficinas, ir aos povoados depois daqui tornou-se mais fácil, enfim, melhorou em tudo", enfatizou.

O secretário estadual do desenvolvimento urbano e sustentabilidade, Ubirajara Barreto, disse que a rodovia é mais um presente do governo ao município. "Para nós que fazemos o governo é motivo de orgulho realizar um antigo desejo da população. Essa obra não apenas favorecerá a mobilidade, mas também contribuirá para o desenvolvimento social e econômico e vem se somar aos mais de R$ 7 milhões que o Governo do Estado investiu no município", revelou.

A Rodovia

A rodovia ganhou o nome do primeiro prefeito do município, Manoel Perciliano dos Santos. Os investimentos foram de R$ 3.716.131,64, do Governo Federal, provenientes da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) e segue o novo padrão das rodovias estaduais, tendo 30 metros de faixa de domínio, sendo nove metros de pista de rolamento simples e acostamento em ambos os lados, sinalização vertical e horizontal, nos seus 4 km de extensão.

Professora do ensino fundamental no povoado, Iquiane Santos, 28 anos, disse que a rodovia foi a melhor coisa que aconteceu. "Ficávamos ilhados quando chovia muito, o acesso até o povoado era complicado porque os motoristas se recusavam a vir até aqui por conta das condições da estrada. Agora o movimento mudou, existe transporte alternativo e a população está muito feliz e satisfeita porque uma coisa que era muito esperada se tornou realidade", garantiu.

/ Notícias / Desenvolvimento

Nova rodovia melhora vida de moradores de Nossa Senhora Aparecida