Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2020 às 11:15:00
Mercado Municipal já é orgulho para os moradores de Pacatuba
Obra recebeu R$ 1.732.834,95 do Programa Sergipe Cidades e dará um  novo conceito à feira livre do município

"Só de olhar para ele percebemos as melhorias. Vai ser bom para a cidade e para a população, que poderá comprar seus produtos em um lugar limpo, coberto, organizado, com higiene. Os moradores estão satisfeitos com essa obra, até os que residem fora da cidade, trabalho em um povoado e posso assegurar isso". A afirmação da professora Marineide Santos Oliveira, 55 anos, traduz a opinião dos moradores de Pacatuba, a 114 km de Aracaju, a respeito do mercado, que foi concebido para garantir conforto, segurança e comodidade aos moradores e dará um novo conceito à comercialização de carnes, laticínios e derivados na feira municipal.

Construída pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Sustentabilidade (Sedurbs), na Rua Leandro Maciel – uma das principais vias da cidade no Baixo São Francisco, a obra que é um anseio antigo de feirantes e consumidores, possui 1.120,79 m² de área e recebeu investimentos de R$1.732.834,95, do Programa Sergipe Cidades, tendo seguido todas as normas e exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A edificação

Construído no formato galpão pré-moldado em concreto armado, cobertura de telha em alumínio e piso de alta resistência, o mercado se divide em seis amplos corredores transversais e dois longitudinais, possui duas portas de acesso, 92 boxes específicos para a comercialização dos mais diversos tipos de carnes, sendo que todos eles possuem bancada de atendimento ao público em revestimento cerâmico, pia específica para a lavagem de mãos, pia em granito com cuba inox, piso cerâmico, revestimento cerâmico nas paredes e rodapé em alta resistência. A iluminação é composta por 68 modernas luminárias e 26 lâmpadas de emergência, sinalização indicativa, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), instalação de extintores de incêndio

O espaço possui sala de administração, depósito, banheiros masculino e feminino e outros dois, exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, sala de processamento e corte, com entrada específica e onde as carnes serão acondicionadas e cortadas antes de irem para a comercialização nos boxes, um depósito, uma casa de bomba e duas casas de lixo.  O mercado possui um eficiente sistema de drenagem, fossa filtro e tanque de acúmulo, dois reservatórios de água com capacidade de 5.000 litros, entrada exclusiva para carga e descarga de caminhão, além do direito à acessibilidade garantido, com a construção de rampas de acesso em todas as portas de entrada, além dos banheiros adaptados.

Os serviços

De acordo com o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, os serviços estão na reta final. "19 profissionais se revezam no término da pintura interna e externa, finalização do rejunte no piso, das instalações elétricas e da instalação de algumas bancadas e pias. Concluídos esses serviços, faremos pequenos retoques no que for necessário e a limpeza final, de modo que em 30 dias a obra estará concluída", explica.

Para o autônomo, José dos Santos, 53 anos, a obra é uma das mais importantes executadas pelo Governo do Estado em Pacatuba. "A cidade precisava desse mercado, converso com muita gente e todo mundo, até quem mora nos povoados, está contente. Entrei para olhar a construção e gostei do que vi, está muito bonito e quando estiver pronto a feira vai ficar organizada, uma maravilha. Nota 10 para o Governo", declara.

/ Notícias / Desenvolvimento

Mercado Municipal já é orgulho para os moradores de Pacatuba