Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019 às 15:30:00
Integração de políticas públicas transforma vida de agricultores em Aquidabã

A propriedade rural do casal de agricultores Joseval de Souza e Cristiane de Jesus Souza, localizada na Comunidade Curralinho, município de Aquidabã, é o reflexo de políticas públicas que vêm dando certo no campo. Beneficiários de programas que garantem ao trabalhador rural a geração de emprego e renda nas suas próprias localidades, seu Joseval e dona Cristiane produzem, com o apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), tudo aquilo que é necessário para o seu sustento e dos seus quatro filhos.

Além do uso da irrigação e da assistência técnica, que leva até eles orientações sobre a adoção de práticas que otimizem a produção agrícola da propriedade, o casal ainda participa dos Projetos Dom Távora, do Mais Palmas para Sertão, do Programa de Distribuição de Sementes de Milho e do Programa de Melhoramento Genético por Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF), promovidos pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Emdagro, que oferece apoio constante in loco. Com isso, seu Joseval e dona Cristiane conseguem cultivar hortaliças, milho, criar ovelhas e porcos, além de comercializar na feira de agricultura orgânica, no centro da cidade, sua produção de couve, alface, cebolinha e coentro.

Eles contam que o trabalho nunca foi fácil e que, por isso, precisaram pensar e agir diferente. Orientados por técnicos da Emdagro, resolveram moldar sua propriedade para receber os benefícios que as políticas públicas proporcionariam. Passaram, então, a adotar técnicas que levassem mais qualidade de vida para toda a família, conservação e proteção ao meio ambiente, e uma produção mais saudável, através da agricultura orgânica. ”É uma alegria pra gente. Queira ou não, nós conseguimos ter um retorno com a comercialização de nossa produção, que fazemos com muito orgulho no sistema agroecológico, porque a nossa saúde está em primeiro lugar”, diz dona Cristiane.

Segundo a agricultora, o apoio da Emdagro tem sido fundamental. “Só temos a agradecer aos técnicos, porque se não fossem eles nós não seríamos o que somos hoje. A Emdagro nos deu assistência, entregou 20 kg de sementes de milho e 30 sacos de raquetes de palma, elaborou nosso projeto para a compra de oito ovelhas, além do poço para irrigação. Foi só glória em nossa vida”, enumera dona Cristiane.

Acompanhando as ações da Emdagro no município, o presidente da empresa, Jefferson Feitoza, visitou a propriedade do casal e se mostrou satisfeito não só pelo trabalho realizado pelos técnicos da empresa, mas, principalmente, por saber que as políticas públicas estão conseguindo transformar a vida dos agricultores no Estado. “É gratificante presenciar os resultados desse trabalho, realizado dia a dia, junto ao homem do campo. Estou ainda mais feliz em perceber que o agricultor tem internalizado nossas orientações e assumido o papel de protagonista da sua própria evolução. Eles estão de parabéns pelo brilhante trabalho que estão desenvolvendo em sua propriedade”, ressaltou Jefferson, que está fazendo uma série de visitas aos agricultores assistidos, para acompanhar a execução das principais políticas públicas desenvolvidas pelo Governo de Sergipe, através da Emdagro. Em Aquidabã, ele foi acompanhado pelos técnicos do escritório da Emdagro, e pelo Secretário de Agricultura do município, Alciberto Valença.

/ Notícias / Desenvolvimento

Integração de políticas públicas transforma vida de agricultores em Aquidabã