Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019 às 14:15:00
Gabinete de Crise do Governo de Sergipe se reúne com Defesa Civil Nacional para tratar de recursos vindos da União
Aporte do Governo Federal será de 2,5 milhões. Auxílio contempla ainda sete equipes de profissionais e 500 kits de limpeza

Na manhã desta terça-feira (22), técnicos da Defesa Civil Nacional se reuniram com o Secretário do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, e a Defesa Civil Estadual, a fim de delimitar as ações a serem desenvolvidas na costa sergipana, em razão da substância oleosa que atingiu toda a faixa litorânea.

De acordo com o coordenador Geral de Restabelecimento de Serviços Essenciais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Magno Gonçalves da Costa, a vinda a Sergipe tem como principal objetivo atender ao Decreto de Emergência expedido pelo Executivo Estadual. "Analisamos a solicitação de recursos por parte do Governo do Estado e fizemos a liberação de uma primeira parcela destes recursos para que os trabalhos de respostas de desastres pudessem ser iniciados. Viemos a Sergipe para ver qual é a situação real e se há necessidade de complementação desses recursos, pelo menos por enquanto. Ficaremos aqui até a próxima sexta-feira (25), e, além de mantermos uma conversa com o Estado para que possamos acompanhar o grupo de trabalho e a execução dos serviços, vermos o que está funcionando e como poderemos contribuir nas ações", declarou.

Magno Costa especifica a ajuda do Governo Federal. "O Estado receberá R$ 2,5 milhões que serão aplicados de acordo com as necessidades pontuais. Além disso, serão formadas sete equipes, cada uma com 10 profissionais, das quais quatro delas serão específicas para apoio: limpeza, suporte, proteção do estuário, medidas de contenção, monitoramento e instalação de barreiras, além da distribuição de 500 kits de limpeza, contendo luvas, óculos, sacos plásticos e big's bags", detalha.

Segundo o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, o apoio do Governo Federal será crucial para minimizar o problema. "As barreiras de contenção contribuíram significativamente para que a substância não se espalhasse ainda mais. Faremos as primeiras tratativas e acompanharemos os profissionais nas visitas in loco a algumas áreas atingidas aqui na capital e só então executaremos novas ações", explica.

Para o diretor da Defesa Civil Estadual, Cel. Alexandre José Silva, as ações serão aplicadas tão logo sejam alinhadas. "Com a liberação dos recursos por parte do Governo Federal, as adequações serão feitas à medida em que detectarmos as necessidades. Contrataremos as empresas especializadas para a execução dos serviços e assim daremos uma resposta e restabelecimento da normalidade", afirma.

/ Notícias / Desenvolvimento

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019 às 14:15:00