Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2023 às 17:00:00
Duplicação da BR-101 e visita de Lula trazem esperança à população sergipana
Ampliação da rodovia, que será vistoriada pelo presidente em companhia do governador Fábio, representa incremento no desenvolvimento regional e na vida de milhares de sergipanos

O município de Maruim, no leste sergipano, se tornará o centro das atenções de todo o Brasil nesta quarta-feira, 15. Com pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade foi escolhida como cenário da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Sergipe. Acompanhado do governador Fábio Mitidieri, Lula discursará à população e fará a vistoria das obras de duplicação da BR-101, do trecho que vai de Maruim até o Povoado Pedra Branca, em Laranjeiras.

A visita foi solicitada pelo governador durante encontro de Lula com o Fórum Nacional de Governadores, ocorrido no dia 27 de janeiro, em Brasília. Na oportunidade, o governador assegurou para Sergipe R$ 250 milhões em recursos voltados a obras estruturantes no estado. O sergipano e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, responsável pela intermediação da visita, acompanhará o presidente em Maruim.

Com 206 quilômetros de extensão, a BR-101 é considerada umas das rodovias mais importantes de Sergipe, atravessando 17 municípios. A via faz a ligação do estado com o restante do país, e tem grande relevância no escoamento da produção sergipana para outros mercados consumidores. Além de influenciar a economia e o desenvolvimento regional, a duplicação da BR-101 traz impacto também à vida de milhares de pessoas que trabalham e vivem às margens da rodovia.

Segurança no tráfego

O motorista Thiago Fonseca Messias circula diariamente pela BR-101 e sabe bem da falta que uma rodovia em bom estado faz. Para ele, que trabalha no transporte intermunicipal e faz a linha Aracaju-Maruim, o alívio será grande após a duplicação. “A gente pega muito engarrafamento. Enquanto a obra não ficar pronta, o transtorno é grande, e a gente sofre muito. São muitos acidentes, muitos carros que quebram na pista e não tem onde encostar. Isso atrapalha também quem está indo trabalhar ou fazer um exame. Quando terminar a duplicação, vai ficar tudo mais tranquilo, e o deslocamento vai ficar mais suave”, afirma.

O feirante José Adjânio Souza Santana mantém uma banca de frutas e hortaliças no centro de Maruim. Conhecido como Galego, José também acredita que a duplicação irá trazer grandes benefícios à cidade. “Todo dia vamos para Aracaju comprar nosso material, e, hoje, estamos sentindo muita dificuldade. Para passar ali no trecho de Pedra Branca, por exemplo, fica muito ruim. Mas, com a duplicação, isso vai melhorar. Vai ficar muito mais próximo: em meia hora vamos chegar a Aracaju. Para quem é comerciante isso é muito importante, porque vai ficar mais seguro e melhor de trazer mercadoria”, resume.

Quem também trabalha abastecendo o comércio de Maruim é o carregador Adailson de Jesus Fernandes, conhecido como Didisso. Todos os dias, Adailson pega a estrada, saindo do município de Itabaiana em direção a Maruim, Japoatã e Propriá. Trabalhando na distribuição de verduras, Didisso considera que a duplicação da BR-101 é fundamental para o bom andamento da economia na região.

“Ultimamente, a BR-101 está mais parada do que andando. Tem acidente, a gente vai desviar de um buraco e acaba topando em outro carro. Com a duplicação, as pistas vão estar melhores e vai ficar melhor para nós, que entregamos mercadoria. Os carros pequenos vão andar em uma faixa, os carros grandes vão em outra, e vai liberar espaço”, pontua.

Nascida e criada em Maruim, a servidora pública Maria Elze Santana Menezes tem 66 anos. Segundo ela, há muito tempo que os maruinenses e moradores da região aguardam pela duplicação da BR-101. “A pista, quando a gente vai para Aracaju, é muito ruim. Ficamos várias horas esperando o 'pare e siga'. Minha neta, por exemplo, vai pra faculdade, passa horas e horas no trânsito e ainda chega atrasada. Tem a questão da saúde também: a mulher vai ganhar neném e fica na pista o tempo todo. Com a duplicação, então, vai ser ótimo pra cidade e pra todo mundo”, prevê.

Obras

O trecho da BR-101 atualmente em duplicação se estende do quilômetro 70 ao 77. A obra faz parte do Plano de 100 dias do Ministério dos Transportes, e tem previsão de entrega em abril deste ano. Neste momento, 120 trabalhadores estão atuando na obra de forma direta, sem contar os postos de trabalho gerados indiretamente.

Os recursos para a continuidade do serviço no trecho entre os quilômetros 51,8 e 70 também já foram garantidos, e a previsão é de que esta duplicação seja finalizada no segundo semestre de 2024. Também está prevista a duplicação do trecho entre os quilômetros 153 e 206, que compreende o município de Estância até a divisa com a Bahia. Para este serviço, a licitação deve ocorrer ainda este ano.

Até o momento, já foi executada a duplicação do quilômetro 0, na altura do município de Propriá, até o KM 51,8. O trecho entre os quilômetros 78 e 153, no município de Estância, também já foi concluído.

Além de vistoriar a BR-101, Lula também se dedicará a falar sobre outras obras estruturantes durante a visita a Sergipe. Entre elas está a duplicação da BR-235, a implantação do canal de Xingó e a construção da ponte entre Neópolis e Penedo (AL).

/ Notícias / Desenvolvimento

Duplicação da BR-101 e visita de Lula trazem esperança à população sergipana