Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2021 às 14:45:00
Defesa Civil realiza treinamento para simulação de prevenção de desastre
Treinamento passa por quatro etapas e instrui e orienta equipes para atuação em cenários de desastre no estado

Um mês intenso de trabalho para quem cuida de vidas. É a fase de preparação e treinamento das forças de segurança e saúde que atuam na prevenção e em situações de desastre que reuniu dezenas de profissionais na sede da empresa concessionária de energia, Energisa. A fase vai além da preparação, passando por testagem e manutenção de equipamentos e ferramentas, apropriação e desenvolvimento de doutrinas de atuação para prevenção de desastre realizada pelo Departamento Estadual de Proteção de Defesa Civil (Depec).

Participaram do simulado, juntamente com os agentes da Defesa Civil Estadual, profissionais da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo do Bombeiro Militar de Sergipe (CBMSE), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Estadual Saúde, Energisa, Defesa Civil de Aracaju e Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

A apresentação do projeto do simulado dá início aos trabalhos de quatro fases: preparação, acionamento, resposta e finalização. Segundo o secretário executivo do Depec, Capitão Alysson de Carvalho, a ação realizada faz parte da primeira etapa que visa preparar os órgãos para desenvolver e aprimorar as fases seguintes. “O objetivo é treinar as forças envolvidas na gestão do desastre, pois sabemos que uma boa resposta ao incidente determina o sucesso da operação”, explica.

O segundo encontro já tem data marcada, dia 25 deste mês, e contará com a realização do simulado de bancada, para finalmente, no dia 27, ser realizado o simulado operacional, onde serão praticadas as ações a serem empregadas no dia do evento. “O desastre que simularemos na operação foi escolhido em parceria com a Energisa, um acidente de trânsito envolvendo postes energizados, uma ocorrência bastante comum que exige uma capacidade técnica importante de todos os envolvidos”, explicou o capitão Carvalho.

Segundo o diretor do Depec, tenente-coronel Luciano Queiroz, esse treinamento com simulado é fundamental para resposta rápida e eficaz para essas emergências e a Energisa é parceira nesse trabalho. “A Defesa Civil do estado se reuniu com vários órgãos de resposta às diversas emergências aqui no nosso estado, onde são responsáveis por atuarem nos desastres. Já marcamos para o dia 27 de outubro a simulação de um acidente com colisão frontal em um poste energizado e iremos testar uma importante ferramenta que é o Sistema de Comando de Incidente (SCI), onde todos esses entes estarão presentes e entenderão como funciona essa doutrina do SCI e a tarefa de cada um”, explica.

Para o gerente de operações da Energisa, Daniel Flor, essa parceria é fundamental para garantir a segurança de todos os sergipanos em casos como esses. “Quero ressaltar o compromisso da Energisa com a Defesa Civil e a sociedade, para contribuir de forma conjunta com o objetivo comum de proteger cada vez mais a sociedade. Estamos satisfeitos com o tema do simulado e é uma satisfação enorme estar presente”, ressalta.

/ Notícias / Desenvolvimento

Defesa Civil realiza treinamento para simulação de prevenção de desastre