Sexta-Feira, 08 de Outubro de 2021 às 13:30:00
Defesa Civil Estadual promoverá ações alusivas à Semana Nacional de Redução de Desastres
Evento tem como finalidade conscientizar a população para a importância de prevenção e redução de desastres

Para comemorar a Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec) realizará uma série de eventos durante o período de 14 a 29 do mês de outubro, cujo objetivo é promover uma cultura global para a redução do risco de desastres.

Outubro foi o mês escolhido porque Assembleia Geral Nações Unidas designou o 13 de outubro como o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (DIRRD). Mantendo a atenção no impacto dos desastres na vida e no bem-estar das pessoas, o tema deste ano busca transmitir a mensagem de que muitos destes desastres podem ser evitados por meio de estratégias para gerenciar e reduzir os níveis de risco existentes e evitar a criação de novos riscos.

De acordo com o diretor do Depec, o tenente-coronel Luciano Queiroz, as atividades fazem parte de uma política de ações de prevenção e redução de desastres e têm como foco a conscientização da população para a importância da temática. “Entre os eventos que realizaremos está a apresentação do Plano de Contingência para o município de Canindé de São Francisco, onde fica a Chesf, vamos realizar o encontro de agentes das Coordenadorias de Defesa Civil dos municípios de Sergipe e ainda vamos treinar os nossos agentes com as novas tecnologias apresentadas, será um mês intenso de aprendizado para todos”, esclarece.

Para se colocar em prática todo o aprendizado das ações desenvolvidas durante os eventos, o Depec promoverá um grande simulado envolvendo órgãos da Saúde e Segurança Pública e uma concessionária de distribuição de energia elétrica, com o intuito de treinar todas as instituições envolvidas para atender a população de forma eficiente em caso de ocorrências de desastres ou eventos adversos, objetivando desenvolver procedimentos de forma padronizada entre as entidades envolvidas. “No treinamento em conjunto com os vários órgãos, que acontecerá no dia 27, vamos aperfeiçoar as equipes para que elas possam atuar de forma eficaz nas respostas e na gestão de desastres. Haverá um simulado para debater as ações, erros e acertos desempenhados, objetivando melhorar a eficiência dos atendimentos e seu tempo-resposta em situações reais”, ressalta Queiroz.

Programação

No dia 14/10 (quarta-feira), será realizada a apresentação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – o município de Canindé de São Francisco (PLANCON), visando minimizar as consequências provocadas por um possível evento adverso na barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó e será realizado no período da manhã, na Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF.

No dia 15/10 (quinta-feira), será realizado o I Encontro Estadual com as Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil Municipais (COMPDEC´s) na sede do Depec, visando tornar os coordenadores e agentes mais atuantes em relação à preparação e respostas aos desastres e eventos adversos relacionados aos respectivos municípios.
Entre os dias 18 a 29 de outubro o Depec ministrará um curso para especializar seus agentes internos e prepará-los para atuarem no gerenciamento de desastres de acordo com a doutrina do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

No dia 27 de outubro, o Depec promoverá um simulado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, envolvendo órgãos da Segurança Pública, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, GTA, CIOSP, junto à Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica (Energisa). Também poderão participar do simulado, a convite, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as forças municipais de atuação correlatas como Guardas Municipais, Guardas de Trânsito e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, com o fim de acompanhar e obter o entendimento do desenvolvimento do simulado em todas as suas fases: preparação, acionamento, resposta e finalização.

/ Notícias / Desenvolvimento

Sexta-Feira, 08 de Outubro de 2021 às 13:30:00