O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), marcou presença no Salão Nacional do Turismo 2025, entre 21 a 23 de agosto. Na participação na 9ª edição da maior vitrine do turismo do Brasil, o estado contou com um belo estande de 100 metros quadrados, que foi bastante visitado e elogiado.
Os milhares de visitantes que passaram pelo espaço sergipano descobriram um pouco mais sobre a diversidade de atrativos turísticos, com destaque para o verão no estado, que foi evidenciado no evento promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), no Distrito Anhembi, em São Paulo, e que aconteceu simultaneamente ao Feirão de Turismo.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressaltou o êxito da participação de Sergipe no 9º Salão Nacional do Turismo, que contou com o apoio dos municípios de Aracaju, Canindé do São Francisco, Lagarto, São Domingos, Nossa Senhora do Socorro e Santa Luzia do Itanhi, por meio das respectivas secretarias municipais de Turismo. “Durante os três dias do Salão, apresentamos ao público o que Sergipe tem de melhor a oferecer, como nossos atrativos naturais, culturais e gastronômicos. Nesta edição, destacamos o nosso verão, afinal Sergipe conta com lugares incríveis, como as nossas belas praias e o Cânion de Xingó, por exemplo, e também com os muitos eventos que devem atrair milhares de turistas na alta temporada”, ressalta, ao se referir à Vila da Criança, Pré-Caju, Vila do Natal Iluminado e Verão Sergipe, que fazem parte do Calendário de Eventos de Sergipe. Com tantos atrativos, o estado foi destaque nas páginas da revista ‘Conheça o Brasil’, lançada pelo MTur especialmente no Salão do Turismo.
De acordo com o presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, a participação de Sergipe no Salão reforça o trabalho cada vez mais intenso do Governo do Estado para promover o destino em importantes feiras de turismo em nível nacional. “Destaco, também, a parceria forte entre a Setur e a Emsetur ao lado do trade turístico, mostrando a todo o Brasil o potencial de Sergipe, nossa cultura, nossa história, nossa hospitalidade e os destinos que encantam. É Sergipe presente, forte e unido, conquistando cada vez mais espaço no turismo nacional”, declarou.
Atividades
Marcos Franco também cita ações como distribuição de material promocional sobre os principais roteiros turísticos, entrega de brindes e degustação de castanha de caju, cachaça e licor, delícias da gastronomia sergipana. Além disso, houve exposição e comercialização de vinhos da Casa Possamai, primeira vinícola sergipana no espaço Mercado da Agricultura Familiar no Salão Nacional do Turismo. Vale destacar que a vinícola também promove a experiência turística da fabricação artesanal dos vinhos e demais produtos.
Sergipe também foi destaque na Cozinha Show, espaço promovido pelo Senac Nacional. No dia 22, o instrutor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Célio Batista, preparou uma iguaria especial para alguns convidados: a cocada de macaxeira com amendoim cozido. Segundo o chef de cozinha, a ideia surgiu durante a Semana S, quando um grupo se reuniu para uma proposta gastronômica criativa.
“Foi nesse momento que tive a inspiração de criar uma cocada diferente, utilizando três ingredientes do nosso terroir: o coco, a macaxeira e o amendoim. E escolhi o amendoim não somente pelo sabor, mas, principalmente, por ele ser Patrimônio Cultural Imaterial do nosso estado. Isso deu ainda mais significado à receita”, esclarece. Como na Semana S, os degustadores na Cozinha Show também elogiaram a delícia cheia de sergipanidade preparada por ele.
O artesanato do estado foi representado no estande pelas peças dos artistas plásticos Véio e Pinto Santeiro. O Sebrae/SE também aproveitou a visibilidade do evento e comercializa peças em renda irlandesa da artesã Adriane Oliveira, integrante da Associação de Rendeiras Independentes (Asdrin) de Divina Pastora, município do leste sergipano, e roupas e acessórios sustentáveis de Ridaci Evangelista, de São Cristóvão, cidade da Região Metropolitana de Aracaju.
No dia 23, a Setur participou, ainda, do Núcleo do Conhecimento, quando aconteceu o 2º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo. As turismólogas Waleska Carvalho e Raquel Melo, coordenadora de Qualificação e Estruturação de Produtos Turísticos da Setur, interlocutoras estaduais junto ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), representaram Sergipe. De acordo com Raquel Melo, o Seminário foi uma oportunidade fundamental para troca de experiências entre os interlocutores estaduais e o Ministério do Turismo.
“Este espaço de diálogo fortalece a política nacional de regionalização, amplia a integração entre os estados e possibilita a construção conjunta de estratégias que impulsionam o desenvolvimento dos destinos. A participação ativa dos interlocutores é essencial para garantir que as ações cheguem de forma efetiva aos municípios e às regiões turísticas, promovendo um turismo cada vez mais estruturado, qualificado e sustentável”, avaliou.
Elogios a Sergipe
O engenheiro mecânico aposentado Antônio de Oliveira e Maísa de Oliveira, filha dele, visitaram o estande de Sergipe, onde ele pôde rememorar um pouco a última vez em que esteve no estado, há cerca de 30 anos, quando viajou de carro de São Paulo ao município de Capela para visitar um amigo.
“Foi uma experiência maravilhosa. Na ocasião, conheci Aracaju e uma praia próxima a Capela, mais deserta, no Litoral Norte do estado, onde comíamos caranguejo. Também conheci o mercado central de Aracaju. Muito bom”, relembra. E comenta: “Agora, ouvindo a apresentação sobre os atrativos turísticos, achei tudo muito interessante. Sabendo que Sergipe abriga o quinto maior cânion navegável do mundo, a vontade de voltar aumentou ainda mais. Preciso só juntar uns meses de aposentadoria, mas vou, sim. Quero voltar para curtir bastante”.
Quem também elogiou o estande e os atrativos de Sergipe foi a supervisora de Programas Nacionais do Senac Nacional, Fernanda Pedrosa. Ela comentou que também já esteve em Sergipe, mas veio a trabalho à época. Confessa que se encantou com o estado, porém lamenta que foi uma estadia curta.
“Mesmo com o tempo curto, consegui experimentar um pouco da gastronomia, que é maravilhosa. Fiquei encantada. Sergipe definitivamente tem um potencial incrível no turismo gastronômico. Inclusive, agora aqui, no Salão do Turismo, passeando, eu estava querendo comer algo gostoso e encontrei o estande de vocês. Foi a melhor escolha. Já experimentei a castanha de caju e o amendoim doce, tudo uma delícia. E, claro, pretendo voltar; desta vez, a passeio. Já coloquei Sergipe na minha lista de viagens. Quero conhecer o Cânion de Xingó no Rio São Francisco e também curtir esse mar calminho e quentinho que vocês têm”, conta ela.