Notícias

Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2024 às 10:45:00
Deso completa 55 anos de compromisso com o povo sergipano
Segundo IBGE, a empresa é a sétima no país com maior cobertura de água

Criada em 25 de agosto de 1969, com a atribuição de gerir e executar os serviços de saneamento em Sergipe, promover a distribuição de água e fazer a gestão de esgoto, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) hoje atende a 71 dos 75 municípios sergipanos. Ao longo desses 55 anos, a companhia cresceu com Sergipe, ampliando e modernizando a estrutura para oferecer à população aquilo que é essencial à vida: água de qualidade aos sergipanos.

Um dos exemplos desse compromisso são os investimentos que somam mais de R$ 1 bilhão, nos últimos anos, na ampliação dos serviços de distribuição de água, atingindo mais de 90% da população, colocando Sergipe como o sétimo estado brasileiro com maior cobertura de água em seu território, conforme atestam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo de 2022, divulgado em março deste ano.

"São 55 anos construindo uma história marcada por desafios superados, conquistas significativas e, acima de tudo, por uma dedicação incansável dos colaboradores", destacou o presidente da empresa, Luciano Goes Paul, ao classificar os trabalhadores como "a alma da Deso". Ele ressaltou que, graças ao trabalho árduo e competente, foi possível alcançar os objetivos. “A expectativa é que os próximos anos sejam marcados por novas conquistas, crescimento sustentável e de uma relação cada vez mais estreita com a comunidade a que servimos. Muito obrigado”, expressou.

Ações socioambientais

Comprometida com o cuidado ao meio ambiente e a garantia da preservação dos mananciais sergipanos, a Deso criou diversos projetos e programas, como o ‘Deso mais Verde’, que promove a distribuição de mudas, com objetivo de contribuir com o aumento da cobertura verde em todo estado. Também implementou o plantio de mudas nas margens dos rios e lagos, como forma de recuperar a mata ciliar e contribuir com a saúde dessas fontes de captação de água.

A companhia também conta com ações sociais, como a ‘Tarifa Social’, iniciativa que concede desconto de até 50% na conta de água para pessoas de baixa renda, atendendo atualmente cerca de 16,5 mil famílias sergipanas que têm renda per capita de até 1/4 do salário-mínimo, estão cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, entre outros critérios.

Também conta com o Programa Baixa Renda, que consiste no desconto de até 70% na taxa de ligação e religação de água, demonstrando o compromisso social da companhia. Outra ação da empresa é o premiado Programa Livro Liberdade para a Alma, que promove o incentivo à leitura, com a doação de livros e captação de títulos para doação, além de promover a destinação correta dos livros que não têm mais utilidade. O ‘Liberdade para a Alma’ já recebeu três selos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

História

A Companhia de Saneamento de Sergipe tem como principal acionista o Governo de Sergipe, que detém 99% do total de ações. A empresa teve como primeiro presidente o engenheiro Luiz Carlos Rezende, permanecendo à frente da Companhia entre 1969 e 1979.

Além de garantir dignidade e qualidade de vida aos sergipanos, no decorrer de mais de meio século a empresa gera milhares de empregos diretos e indiretos, impactando diretamente a economia do Estado.

De acordo com o superintendente de Expansão da Deso, José Gabriel Campos, a empresa está diariamente próxima à maioria dos sergipanos, atendendo às necessidades, por meio de serviços essenciais.

“A Deso, que como costumo dizer, é a maior empresa genuinamente sergipana, celebra seus 55 anos de existência. O que temos de fato, é que a companhia responde pelo abastecimento de água na grande maioria dos domicílios sergipanos. Nenhum outro ente estadual tem uma relação diária com nossos conterrâneos com tamanha abrangência e capilaridade quanto a Deso, o que nos dá a certeza do nosso compromisso em promover qualidade de vida aos sergipanos”, destacou o superintendente.

Para o engenheiro Carlos Melo, que esteve à frente da presidência da Deso, no período de 2015 a 2018, a companhia é uma das maiores empresas do país. “Ao longo desses 55 anos, a Deso está se consolidando como uma das maiores empresas do país, levando saúde e qualidade de vida para a população sergipana. Nos últimos anos, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura para o abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Deso deu um grande salto rumo à universalização do saneamento, mesmo antes do prazo estipulado pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que é em 2033. Estamos caminhando cada dia mais para uma empresa presente na sociedade e com a satisfação dos clientes”, ressaltou.