Notícias

Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2025 às 15:45:00
Beneficiários destacam acolhimento na reabertura do Restaurante Popular Padre Pedro
Novo endereço, localizado no Espaço Zé Peixe, amplia conforto, acessibilidade e capacidade de atendimento; no bairro Bugio, outro espaço teve funcionamento iniciado para suporte à população

A população passou a contar, nesta quarta-feira, 27, com um novo local de atendimento do Restaurante Popular Padre Pedro, que agora funciona no Espaço Zé Peixe. Com a reestruturação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o serviço garante mais dignidade e segurança alimentar às pessoas em situação de vulnerabilidade. Além do local no Centro de Aracaju, um ponto de apoio à população foi aberto no Espaço Cuidar, no bairro Bugio, também na capital sergipana.

Totalmente reestruturado, o Restaurante Padre Pedro oferece refeições balanceadas e de qualidade em um ambiente mais moderno e acolhedor. Para garantir o acesso, os beneficiários realizam um cadastro com registro biométrico, medida que assegura organização no atendimento e controle justo da distribuição.

O aposentado Evandro Souza de Andrade, 67 anos, frequentador há mais de duas décadas, acredita que o novo sistema é um avanço. “Cheguei cedo para renovar meu cadastro e fazer a biometria. Assim, a gente tem acesso garantido todos os dias. Pago só R$ 1,00 e como uma comida boa, fiscalizada e limpinha. Não tem comparação”, contou o morador do bairro Mosqueiro.

Há, ainda, quem elogiou a modernização, como o caso da beneficiária Sofia Rocha.“Eu adorei. Tudo limpinho, organizado, a biometria funciona certinho. Agora, sim, está digno. O espaço está perfeito, maravilhoso”, considerou.

Aos 87 anos, Manoel da Silva destacou a diferença do antigo espaço para o novo. “Está melhor aqui, mais ventilado, mais espaçoso, mais decente. A comida continua boa e o preço ajuda demais. Venho sempre”, apontou.

Outro frequentador assíduo, Marcos Aurélio Santos, de 58 anos, também aprovou o espaço. “O novo local ficou muito melhor. A comida é boa, barata e de qualidade. É um serviço que ajuda muita gente que precisa”, afirmou.

Funcionamento e biometria

O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, servindo 1.500 refeições no almoço, das 10h30 às 12h30, e 450 refeições no jantar, das 15h30 às 17h.

Segundo a coordenadora do Restaurante Padre Pedro, Janaína Camacho, a biometria tem o objetivo de trazer mais agilidade e segurança ao serviço. “No Zé Peixe, o funcionamento é por meio de cadastro de biometria. A pessoa apresenta o CPF, a gente coleta a digital e, diariamente, esse processo garante o direito à refeição. É uma refeição por CPF e o valor continua sendo R$ 1,00. Nosso objetivo é, justamente, esse: trazer agilidade, modernidade e um acolhimento melhor para a população”, explicou.

Fortalecimento

Também nesta quarta-feira começou a atividade do Espaço Cuidar Padre Pedro, com os mesmos horários de funcionamento, fortalecendo a rede de apoio às pessoas em vulnerabilidade. “Nesse espaço, também no Zé Peixe, temos emissão da nova identidade (CIN), atendimento da Defensoria Pública, acompanhamento com psicóloga e assistente social. É uma rede de apoio completa para quem mais precisa”, acrescentou a coordenadora.

A descentralização do serviço amplia, ainda, o alcance da política pública. Além do restaurante no Espaço Zé Peixe, a população também passou a contar com um ponto de apoio no Espaço Cuidar, no bairro Bugio, entregando cerca de 450 refeições diárias para os beneficiários.

Política pública

A reinauguração do Restaurante Popular Padre Pedro integra o programa Sergipe Sem Fome, que reúne iniciativas como o Prato do Povo, o Cartão Mais Inclusão (CMais) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA). Nos últimos dois anos, essas ações já garantiram mais de 2,7 milhões de refeições em Sergipe, contribuindo para a redução da insegurança alimentar grave de 30% em 2022 para 5,5% em 2023.