O projeto ‘Recria’, que reaproveita lonas de eventos e paineis publicitários na confecção de novos utensílios, chegou ao Presídio Feminino de Sergipe (Prefem). Nesta terça-feira, 3, a iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), foi levada para beneficiar 30 internas no local. A capacitação profissionalizante está aliada à preocupação com o meio ambiente.
Juntamente com a Secretaria de Estado de Justiça e de Defesa do Consumidor, e apoio do Ministério Público e Ministério Público do Trabalho, a aula inaugural apresentou a proposta do curso para os futuros encontros. O Recria utiliza o material de difícil decomposição na criação de novas peças, como aventais, estojos, bolsas, entre outros, que dão novo destino ao que seria destinado ao lixo.
A iniciativa visa também a capacitação dessas mulheres com foco no empreendedorismo e geração de renda, após a saída da unidade prisional. O secretário da Seteem, Jorge Teles, destacou que a oficina é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com uma estrutura de formação profissionalizada que levará seus instrutores ao Prefem e fornecerá certificados.
“O Recria viabiliza a confecção de produtos ecologicamente corretos, que podem gerar renda para essas mulheres, assim como a conscientização quanto à importância da reciclagem de materiais. A oficina tem feito muito sucesso. O nosso grande objetivo é qualificar no corte, costura e modelagem desses materiais, e levar para comercializar nos eventos que o governo realiza”, pontuou Jorge.
As aulas acontecerão no espaço da Oficina Odara, projeto do Prefem que possui máquinas de costura e espaço adequado. O Senai fornece seus instrutores e também levará máquinas específicas. Inicialmente serão duas turmas uma em cada turno, com 15 alunas cada. Os cursos fazem parte da gratuidade regimental da instituição de aprendizagem.
A interna T.R, 36 anos, que já aprendeu a costurar e fazer serigrafia no Prefem, está animada para o novo aprendizado. “Faço de tudo para não perder a chance de estar no projeto. Estou feliz por mais uma oportunidade. Costumo dizer que é mais um degrau que estou subindo, para lá fora mudar a minha vida e seguir um caminho diferente”, disse ela.
Parceria
O projeto Recria já formou duas turmas, e nesta edição destaca-se por colaborar diretamente para a reinserção social, valorizando o trabalho como ferramenta essencial na construção de novas oportunidades e um futuro mais digno. A secretária de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, ressaltou a parceria entre as instituições, que acreditam num futuro melhor para as atuais internas.
“O que está sendo ofertado é para quem tem interesse em construir uma vida melhor lá fora, e que elas estejam preparadas quando saírem. O projeto Odara já é um sucesso há muitos anos e o Recria vem se somar a isso. Estamos felizes com esses parceiros que acreditam no trabalho”, pontuou.
Também participaram da aula inaugural procurador Albérico Neves, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT); a promotora Cláudia Calmon, pelo Ministério Público Estadual (MP-SE); a diretora de Marketing Laísa Sobral, representando a Secom; a assessora especial do Governo de Sergipe, Sueli Ouro; e a equipe diretiva da Prefem.