O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), realizou nesta quarta-feira, 20, a entrega de 140 certificados dos cursos de qualificação profissional do Qualifica Sergipe no município de Estância, no litoral sul do estado.
Foram 140 novos profissionais capacitados nos cursos de mecânico de manutenção de motores a diesel; salgados de lanchonete; confeitaria artesanal; corte e costura de moda fitness e costureiro de roupas e enxoval para bebês. Os cursos foram realizados na cidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com a Escola do Legislativo de Estância.
Para o secretário do Trabalho, Jorge Teles, Sergipe está crescendo muito e isso é o resultado do investimento da gestão atual em empregabilidade e geração de renda. “É uma alegria estarmos aqui hoje, Estado, município, Câmara de Vereadores e Senai, todos com o mesmo propósito. Nós estamos cumprindo a nossa missão institucional. Sergipe hoje tem um governador que foca na geração de emprego e de renda, porque ele entende que o seu maior programa social é o emprego. Então, nós temos todo o governo hoje trabalhando para gerar oportunidade para os sergipanos. Em Estância, encontramos um ambiente próspero, fértil para os cursos, queria agradecer muito essa parceria que deu certo e hoje estamos percebendo os frutos”, destacou.
Para a aluna Rihanna Félix, do curso de costureira de roupas e enxoval para bebês, a qualificação abrirá portas para novas oportunidades de crescimento. “O curso foi maravilhoso. Gostaria de parabenizar, desde já, a gestão, essa parceria que trouxe a oportunidade de fazermos esses cursos. Uma qualificação, uma especialização, porque hoje a gente começa só com expectativa, amanhã uma renda extra, depois um emprego fixo, futuramente pode ser uma profissão, que é o que a gente espera ao se qualificar em um curso. É uma oportunidade incrível! Convido a todos a conhecerem os cursos”, ressaltou.
Já para a aluna Eduarda Dantas, do curso de mecânica de manutenção de motores a diesel, a qualificação foi uma forma de superar barreiras. “É muito gratificante chegar até aqui, receber meu certificado, como a maioria das pessoas sabem, eu fui a única mulher da turma, e tive força para não desistir. Muitas pessoas têm essa visão limitada, têm esse preconceito que só homens podem fazer um curso de mecânica de motores a diesel, e consegui concluir, superar isso, está sendo emocionante”, enfatizou.
A aluna do curso corte e costura de moda fitness Nilza Pereira recomenda os cursos e faz planos para o futuro. “O curso, para mim, foi mais um aperfeiçoamento, uma melhora, porque eu já tenho um certo conhecimento de costura, e o curso me ajudou muito, melhorou bastante, principalmente porque o professor ofertou muitas dicas boas para que a gente utilize no nosso dia a dia da costura. Eu recomendo muito. Esse curso faz a diferença em qualquer lugar que a gente chegar, vai abrir portas. E agora, sabemos que novas empresas estão vindo para o nosso estado, estou qualificada e posso ser selecionada”, reforçou.
Na ocasião, a prefeitura entregou um ofício para a Secretaria do Trabalho com a solicitação de novos cursos para o município. A perspectiva é que nas próximas semanas novas turmas sejam iniciadas não só do programa Qualifica Sergipe, como também do Programa Primeiro Emprego.
Qualifica Sergipe
O Qualifica Sergipe é um amplo programa de capacitação profissional gratuita que oferece cursos alinhados às demandas do mercado de trabalho local, respeitando as vocações econômicas regionais. Até o momento, o programa abriu 302 turmas (273 concluídas e 29 em andamento) e beneficiou 4.200 pessoas em 40 municípios sergipanos (Barra dos Coqueiros, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d'Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, entre outros) contribuindo diretamente para a inclusão produtiva e o fortalecimento das economias locais. O Qualifica reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a geração de oportunidades reais para a população sergipana.