O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), realiza nesta quarta-feira, 23, a entrega de certificados do Programa Primeiro Emprego (PPE). O evento acontece a partir das 13h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituição parceira na realização dos cursos de qualificação profissional. Dos participantes que serão certificados na oportunidade, cerca de 60% já conseguiram seu primeiro emprego com carteira assinada.
Voltados para jovens sem experiência formal no mercado de trabalho, os cursos demandados pelo PPE e desenvolvidos pelo Senac se transformam em oportunidades reais de inclusão produtiva. Serão certificados 156 participantes do programa de 16 turmas dos cursos de Atendente de Farmácia, Operador de Perecíveis, Operador de Loja, Operador de Supermercados, Comércio Seguro – Serviço de Delivery, Agente de Limpeza, Fiscal de Loja, Confeiteiro, Assistente Administrativo e Assistente de Logística. Desses concluintes, 90 já estão no mercado de trabalho.
"O Programa Primeiro Emprego é uma política pública construída com compromisso e propósito, voltada para aquilo que consideramos essencial: a inclusão produtiva da nossa juventude. Ao promover qualificação profissional aliada à inserção no mercado de trabalho, o PPE transforma realidades. Quando o Estado investe em capacitação e cria pontes com o setor produtivo, o resultado aparece em forma de oportunidades reais”, explicou Jorge Teles, secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo.
Sobre o PPE
O objetivo do Programa Primeiro Emprego é transformar a realidade de jovens entre 18 e 29 anos que nunca tiveram uma oportunidade formal de trabalho. Voltado para quem busca a primeira chance no mercado, ele oferece qualificação técnica com instituições renomadas e experiência prática dentro de empresas parceiras.
O PPE já ofertou 1.890 vagas e atualmente beneficia seis municípios sergipanos: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Estância, Carmópolis e Tobias Barreto. O programa é dividido em duas etapas: uma fase teórica, com cursos de capacitação; e uma prática, que proporciona experiência no ambiente profissional.
Durante seis meses, os participantes recebem uma bolsa mensal de R$ 500 ou R$ 750, a depender da exigência de escolaridade do curso, para auxiliar nas despesas. Além disso, ao final do processo, pelo menos 30% dos jovens que concluem o processo de aprendizagem são contratados pelas empresas onde atuaram, e os demais ganham a experiência profissional necessária para buscar novas oportunidades de emprego.
Serviço
O quê: entrega de certificados do Programa Primeiro Emprego
Quando: quarta-feira, 23 de julho de 2025
Horário: a partir das 13h
Onde: auditório do Senac - Edf. Hilton Jose Ribeiro, Av. Ivo do Prado, n° 564, bairro São José, Aracaju
Contato: (53) 99110 8796 – Márcia Pacheco (diretora de Comunicação)