Notícias

Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 às 17:15:00
Governo e CBDU discutem realização dos Jogos Universitários Brasileiros em Sergipe
Sergipe poderá sediar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em 2024

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Luciano Cabral, reuniram-se, na manhã desta segunda-feira, 5, para debater a possível realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Sergipe, no ano de 2024. A reunião também contou com a presença dos secretários de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, do Turismo, Marcos Franco, e da Fazenda, Sara Andrade. 

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são realizados anualmente pela CBDU, em diversos estados e cidades brasileiras. O evento reúne atletas universitários de todo o país para competir nas 30 modalidades esportivas incluídas, como atletismo, badminton, basquete, breaking, escalada esportiva, futsal, handebol, judô, karatê, natação, skate, taekwondo, tênis de mesa, tênis, vôlei, wrestling, xadrez e ciclismo virtual. 

Os JUBs também reúnem quatro paramodalidades (atletismo, badminton, natação e tênis de mesa) e seis modalidades de eSports. Sergipe já sediou os JUBs, em 2014, e o JUBs Praia, em 2021. Esse ano, a cidade de Joinville (SC), será a sede do evento. 

A CBDU estima que os JUBs representem R$20 milhões de impacto econômico no estado, com incremento no setor hoteleiro, turístico e econômico. 

O governador Fábio Mitidieri demonstrou interesse em trazer a próxima edição dos JUBs para Sergipe. “Eu já participei dos JUBs e tenho boas lembranças da minha época. É realmente um evento que mexe com os jovens que estão ali dando o seu melhor para levar uma medalha para casa. Além disso, enquanto Governo de Sergipe, a realização desses grandes eventos esportivos no nosso estado também movimenta a rede hoteleira, a economia e o turismo. Por isso, estamos muito interessados em trazer a próxima edição dos JUBs para Sergipe e, em breve, apresentaremos uma proposta a CBDU”, afirma o governador. 

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, apresentou alguns dados da competição realizada em outros estados brasileiros. “Os JUBs representam R$20 milhões de impacto na economia do estado-sede, através das 41 mil hospedagens ocupadas, cerca de 84 mil refeições servidas, mais de 2 mil diárias de transporte, para milhares de atletas do país inteiro inscritos na competição. Mas, além desses números, nós olhamos para esses jovens como futuros arquitetos, médicos, engenheiros, que já viveram a experiência dos JUBs. Pensamos nesse intercâmbio cultural que promovemos durante o período em que eles estão na universidade e nos futuros atletas profissionais que estão ali”, afirma. 

Mariana Dantas, secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, destaca a importância da realização desses eventos no estado para os atletas locais. “Será um incentivo a mais para os atletas sergipanos, que terão um custo muito menor para participar da competição, além de competir nos espaços esportivos que já estão acostumados e familiarizados, perto de casa. Trazemos o evento para Sergipe, movimentamos a economia e o turismo, e ainda beneficiamos muito o esporte sergipano e promovemos o intercâmbio entre os atletas”, disse.