Notícias

Quinta-Feira, 04 de Dezembro de 2025 às 17:45:00
Sergipe participa do Encontro Interestadual de Secretários Municipais de Educação
Encontro reúne técnicos da Educação de Sergipe e Alagoas e dialoga sobre regime de colaboração entre Estados e municípios

Técnicos das secretarias estadual e municipais de Sergipe e Alagoas estão reunidos no Encontro Interestadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), aberto nesta quinta-feira, 4, em Aracaju. Com o tema ‘Sistema Nacional da Educação e Recomposição das Aprendizagens nos Anos Finais’, o objetivo é dialogar sobre a implantação do sistema que permitirá alinhar estratégias de educação entre todos os entes federados.

Representante de Sergipe na iniciativa, o secretário de Estado da Educação Zezinho Sobral lembrou que a educação é dinâmica e finaliza o ano letivo de 2025 com a perspectiva de novas ações necessárias para 2026. Segundo ele, a recomposição das aprendizagens é uma delas, com melhoria da aprendizagem do 6° ao 9° ano. "Em Sergipe, temos um regime de colaboração muito consolidado, desde a construção de creches, ensino infantil e formação de professores para a alfabetização. A educação é interdependente e por isso tem que se fortalecer e dar bons frutos", afirmou.

O presidente da Undime/Alagoas, Djalma Barros, fez um convite para que todos os Estados tenham o regime de colaboração de Sergipe como referência. "Quero parabenizar Sergipe por ter esse diálogo e parceria entre o Estado e a Undime. Existem Estados que não procuram os municípios para formalizar suas políticas", destacou.

A programação se estenderá até esta sexta, 5, reservada às temáticas interativas sobre Educação Midiática, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Computação, Pacto pela Educação de Jovens e Adultos, além de palestras voltadas ao diálogo sobre a ‘Implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade’, por meio do Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil (Conaquei).

O presidente da Undime/Sergipe, João Luiz Dória, ressaltou que o Sistema Nacional de Educação é muito aguardado por todos os profissionais da Educação, visto que a perspectiva do sistema é integrar as redes federal, estaduais e municipais em um trabalho que possa melhorar a governança do trabalho em rede, à luz da equidade e da inclusão, de modo a respeitar cada esfera federativa. 

Ele enfatizou a importância do encontro, que promove o aprofundamento de temas relevantes e o estímulo para que dirigentes municipais dialoguem com suas equipes técnicas, criando uma rede de informação. "É  um encontro que fortalece os dois estados, pois a educação tem características comuns, com uma temática muito oportuna para o momento", afirmou.