Notícias

Terça-Feira, 18 de Junho de 2024 às 17:45:00
Sejuc recebe representantes da Senappen para discutir Plano Estadual de Educação
Durante a visita ao Presab, uma das unidades prisionais do Estado, foi celebrada a entrega de notebooks e televisões doados à Sejuc para possibilitar o acesso dos internos à capacitação profissional e educacional

Servidores da Coordenação Nacional de Educação, Cultura e Esportes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) iniciaram, nesta terça-feira, 18, visitas técnicas a unidades prisionais de Sergipe, para discutir, em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a construção e aplicação do Plano Estadual de Educação no sistema penitenciário.

Até a sexta-feira, 21, os dois representantes da Senappen visitarão as penitenciárias a fim de acompanhar as boas práticas do trabalho realizado pela Sejuc voltadas para o âmbito educacional, para a reintegração social dos custodiados.

“O nosso objetivo é percorrer as unidades aqui de Sergipe com o intuito de compreender as dinâmicas que levam a pessoa privada de liberdade à sala de aula e também focar no alinhamento de ações no que tange à Educação para o ano de 2024”, explica o coordenador nacional de Educação, Cultura e Esporte da Senappen, Rodrigo Dias.

Durante a primeira visita, realizada no Presídio Semiaberto de Areia Branca (Presab), os servidores do órgão federal conheceram as instalações onde são ministradas as aulas para os internos. A visita foi acompanhada pela secretária da Sejuc, Viviane Pessoa, da equipe do Núcleo de Reinserção Social da Pasta, além do corpo diretivo da unidade prisional.

Na oportunidade, foi inaugurada uma sala de aula com notebooks e um televisor que serão utilizados para atividades de educação. Os equipamentos eletrônicos fazem parte de um pacote de entregas realizada pela Senappen ao sistema prisional sergipano, que foi contemplado com 19 notebooks e 14 televisões.

Para a secretária da Sejuc, Viviane Pessoa, a entrega vai possibilitar o acesso das pessoas privadas de liberdade a conteúdos de estudo, expandindo ainda mais as oportunidades de conhecimento e qualificação profissional.

“A chegada dos equipamentos vai permitir a ampliação da oferta de atividades voltadas para a educação, a exemplo da modalidade de ensino à distância (EAD), contribuindo com a ressocialização e oportunizando um futuro melhor. Fica aqui meu agradecimento à Senappen pela doação desses materiais ao sistema penitenciário sergipano”, finaliza Viviane Pessoa.