Notícias

Terça-Feira, 06 de Junho de 2023 às 16:45:00
Seduc promove treinamento técnico para escolas que ofertam matrículas online
Ação tem como objetivo capacitar equipes gestoras das unidades escolares para melhor atender aos alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Curso Técnico Subsequente (EPT)

A Secretária de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) oferece até o próximo dia 14 de junho treinamentos às equipes gestoras de escolas que ofertam matrículas on-line, em especial para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Curso Técnico Subsequente (EPT), aquele em que o estudante deve ter o Ensino Médio completo para estar apto a cursá-lo. 

De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula Online (Nugem), Jaqueline Andrade, o treinamento das equipes gestoras tem como objetivo preparar os profissionais de educação para o período de matrículas on-line previsto para o segundo semestre deste ano letivo. “A Seduc organizou um cronograma de treinamentos, a fim de orientar as diretorias regionais de educação e as unidades de ensino a disponibilizarem previamente, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), o resultado final de cada aluno e disporem a quantidade de turmas e vagas disponíveis, por turno e nível/modalidade de ensino, obedecendo aos seguintes passos: encerrar turmas para gerar vagas e abrir o semestre para as modalidades de EJA e EPT”, destaca.

O período de matrícula on-line iniciará no mês de julho e as inscrições do EPT vão de 10 a 21 de julho do ano vigente. As unidades que ofertam a modalidade EJA estão com suas fases de matrícula definidas de acordo com o cronograma: matrícula confirmada de 24 a 27 de julho;  matrícula de egressos de 28 de julho a 2 de agosto e matrícula de aluno candidato à rede de 3 a 8 de agosto.

A ação é uma das atribuições do Núcleo Gestor da Matrícula On-line, vinculado à Coordenação de Estudos de Avaliação Educacional (Nugem/Ceave) e vem sendo realizada em parceria com a Assessoria de Tecnologia e Informática (Astin), as diretorias regionais de educação (DREs) e instituições educacionais da Rede Pública Estadual.