Notícias

Terça-Feira, 24 de Outubro de 2023 às 14:45:00
Secretarias estaduais promovem reunião de alinhamento de atuação do Programa Acolher
Parceria entre setores do Governo visa agilizar o processo de ações do programa e reforçar a proteção de crianças e adolescentes nas escolas estaduais

No início desta semana, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), realizou a reunião de alinhamento para estimular a atuação intersetorial entre as secretarias e fortalecer as políticas de atuação do Programa Acolher, maior e mais completo programa presencial de psicólogos e assistentes sociais nas escolas sergipanas.

No encontro, as secretarias consideraram que uma ação educacional isolada dificilmente atingirá um índice favorável de proteção, pois são necessários, também, os serviços de saúde, de assistência social, e de outros mecanismos e instituições para atuarem como agentes protetores das crianças e dos adolescentes, em uma atuação estratégica na defesa dos direitos dessa população. A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, representou a Seduc. A referência técnica das Políticas de Promoção da Equidade, Karla Melo Santos, e a superintendente de Atenção Integral à Primeira Infância, Alynne Oliveira, representaram a SES e a Seasc, respectivamente.

Para a diretora do Dase, Eliane Passos, uma ação entre esses setores é necessária quando se trata de proteger os alunos. “É imprescindível ver o espaço escolar como território social. Esse processo precisa ocorrer dentro de uma dinamicidade das relações entre os sujeitos, conduzida por novos padrões que se estendem na transformação das instituições, organizações sociais e nas respectivas práticas do Programa Acolher”, citou.

Eliane ainda explica que foram acordados compromissos e iniciativas referentes à atuação junto ao fortalecimento da disseminação do Programa Acolher, pautado no tripé que inclui a educação, a saúde e a assistência social, com intuito de ofertar aos estudantes da Rede Estadual de Educação de Sergipe toda a seguridade concedida pela rede de proteção à criança e ao adolescente. Por consequência, tal acordo visa ao estudo da redução da espera dos serviços do Acolher nas escolas estaduais.

Para tanto, foram firmados os pontos de focos dos envolvidos na reunião, os quais atuarão no fortalecimento  do desenvolvimento do Programa, ao alinhar seus fluxos e comunicações formais, fortalecendo o papel das escolas na formação humanizada e cidadã, em prol da promoção de uma cultura de paz e do respeito em toda a comunidade escolar.