Notícias

Sexta-Feira, 01 de Setembro de 2023 às 13:15:00
Profissionais do Programa Mais Médicos participam de evento de acolhimento 
Foram convidados ao acolhimento 48 profissionais que irão fortalecer a assistência à população em municípios mais distantes e de maior vulnerabilidade

Os profissionais dos ciclos 28º, 29º e 30º do Programa Mais Médicos foram acolhidos em evento realizado nesta sexta-feira, 1º, pela Comissão Estadual do Programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Superintendência do Ministério da Saúde em Sergipe, com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Sergipe (Cosems/SE) e com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).  

Para o evento, foram convidados 48 profissionais com o objetivo de acolher e discutir questões inerentes ao programa, à supervisão acadêmica e ao sistema de saúde pública do Estado. 

O secretário da Saúde, Walter Pinheiro, esteve presente no acolhimento e destacou que o encontro é uma oportunidade única. “É muito importante essa parceria entre os representantes federais, estaduais e municipais que atuam de forma sinérgica para entregar uma saúde pública de qualidade aos municípios do estado. Possibilitar esse encontro para acolher esses profissionais é fundamental para conhecer de perto o funcionamento do programa ”, contou o secretário. 

Entre as temáticas discutidas estão a ampliação e aperfeiçoamento do Mais Médicos com o panorama Brasil e Sergipe. Foram abordados ainda o perfil epidemiológico de Sergipe, Previne Brasil, PlanificaSUS/ Telenordeste e as Redes de Atenção à Saúde. 

O reitor da UFS, Walter Joviano Filho, ressaltou o papel da universidade no programa. “Todos os supervisores deste ciclo são professores da nossa universidade e irão auxiliar os profissionais fazendo a supervisão e qualificação técnica. É motivo de orgulho participar do programa e ver os parceiros engajados com a saúde pública de qualidade”, salientou o reitor.  

O médico Thiago Gama de Oliveira, participante do Mais Médicos, enfatizou a importância do acolhimento. “Acredito que esse momento é fundamental para conhecermos as diretrizes que o programa pede, e espero contribuir bastante com o que a população precisa, levando assistência e acesso à Atenção Primária para lugares mais distantes”, disse.