Com o objetivo de promover a atualização profissional, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou mais uma capacitação voltada ao manejo e cuidados com estomias nesta nesta quinta-feira, 18. O encontro, idealizado pela Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesão na Pele (CPTLP) e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de outras áreas da Saúde da Rede Hospitalar, como os hospitais regionais, Hospital da Criança e do Hospital da Polícia Militar (HPM).
Durante o treinamento, os profissionais receberam orientações sobre a avaliação e manejo de estomia de eliminação intestinal. “Existem complicações mais frequentes voltadas à estomia, como é o caso das dermatites, que podem ser evitadas e o cuidado com essa pele é muito importante. Então, essa orientação é muito relevante para qualquer profissional de saúde porque cada paciente tem as suas particularidades”, comentou a enfermeira da Comissão de Pelo do Huse, Mônica Rabelo.
Para a enfermeira, o aprimoramento constante para a prática clínica no cuidado à pessoa com estomia contribui para o bem-estar do paciente. “A nossa intenção é, além da atenção no hospital, orientar o paciente a fazer a sua troca e, caso haja alguma complicação, fornecer orientações necessárias. O objetivo é que ele retorne para a sociedade da melhor maneira possível porque aquela ostomia salvou a vida dele”, enfatizou.
A estomia ou ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte do sistema respiratório, digestivo ou urinário, criando uma abertura artificial entre órgãos internos e o meio externo. Entre os procedimentos mais conhecidos estão a traqueostomia, gastrostomia, colostomia e a urostomia.
Assistência
Em Sergipe, o Serviço de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas (Saspo), localizado no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), fornece assistência especializada e disponibiliza, aos cadastros ativos, equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança, como lenço removedor, barreira protetora em spray, entre outros. Além da entrega dos materiais, o serviço fornece aos usuários e familiares as orientações necessárias para o cuidado com o estoma e acompanhamento clínico com equipe multiprofissional.