Lançado neste sábado, 22, com objetivo de reduzir filas de cirurgias eletivas na rede estadual de saúde, o Programa Opera Sergipe foi desenvolvido para atender todos os 75 municípios. Prefeitos que acompanharam a solenidade aprovaram a iniciativa. Nesta primeira fase, dez mil pessoas serão beneficiadas.
O prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas, destacou a importância do programa para atender a demanda reprimida. “Temos a convicção de que nosso povo será bem acolhido e poderá, finalmente, resolver esse problema de saúde que há tempos aguardava solução. Quero parabenizar o governador Fábio e o secretário da Saúde [Walter Pinheiro], pois cuidar da saúde é cuidar do nosso povo".
Em Areia Branca, o Opera Sergipe irá beneficiar 70 pessoas. O prefeito Alan de Agripino falou sobre a parceria entre Estado e municípios para fortalecer a assistência à saúde. "O governo está olhando para a saúde básica, interiorizando ações, isso é fundamental para os municípios, para ampliarmos nossa assistência".
Já o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a relevância do programa do governo estadual, que oferece acompanhamento do procedimento por meio do aplicativo Opera Sergipe. “Esse programa é essencial para melhorar e diminuir as longas filas que se acumularam por muitos anos. Além disso, está possibilitando às pessoas o direito à saúde, que é algo fundamental para a vida. Por isso, o empenho conjunto do Governo do Estado é de grande importância para auxiliar os municípios a superarem o desafio das filas extensas presentes em todo país”.
Para o gestor de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, o Opera Sergipe atende uma demanda antiga da comunidade. "Sem dúvida nenhuma, é um marco histórico para a saúde do nosso município. O que a gente está vivendo é, de fato, a humanização da saúde, a priorização do usuário do SUS".
Com investimento de mais de R$ 56 milhões, o Programa Opera Sergipe será executado nos hospitais Senhor dos Passos (São Cristóvão), Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), Amparo de Maria (Estância) e Renascença (Aracaju), abrangendo especialidades como histerectomia total (retirada completa do útero); histerectomia com anexectomia (remoção do útero e anexos, como trompas e ovários); colecistectomia (retirada da vesícula biliar), postectomia (remoção do excesso de pele – prepúcio - que reveste a parte de cima do pênis - glande); hernioplastiaincisional (procedimento minimamente invasivo para tratamento da hérnia na parede abdominal), entre outros.