Notícias

Sábado, 22 de Julho de 2023 às 12:45:00
Prefeitos aprovam Programa Opera Sergipe
Programa foi desenvolvido pelo Governo do Estado para atender todos os 75 municípios

Lançado neste sábado, 22, com objetivo de reduzir filas de cirurgias eletivas na rede estadual de saúde, o Programa Opera Sergipe foi desenvolvido para atender todos os 75 municípios. Prefeitos que acompanharam a solenidade aprovaram a iniciativa. Nesta primeira fase, dez mil pessoas serão beneficiadas.

O prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas, destacou a importância do programa para atender a demanda reprimida. “Temos a convicção de que nosso povo será bem acolhido e poderá, finalmente, resolver esse problema de saúde que há tempos aguardava solução. Quero parabenizar o governador Fábio e o secretário da Saúde [Walter Pinheiro], pois cuidar da saúde é cuidar do nosso povo".

Em Areia Branca, o Opera Sergipe irá beneficiar 70 pessoas. O prefeito Alan de Agripino falou sobre a parceria entre Estado e municípios para fortalecer a assistência à saúde. "O governo está olhando para a saúde básica, interiorizando ações, isso é fundamental para os municípios, para ampliarmos nossa assistência".

Já o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a relevância do programa do governo estadual, que oferece acompanhamento do procedimento por meio do aplicativo Opera Sergipe. “Esse programa é essencial para melhorar e diminuir as longas filas que se acumularam por muitos anos. Além disso, está possibilitando às pessoas o direito à saúde, que é algo fundamental para a vida. Por isso, o empenho conjunto do Governo do Estado é de grande importância para auxiliar os municípios a superarem o desafio das filas extensas presentes em todo país”.

Para o gestor de Indiaroba, Adinaldo Nascimento, o Opera Sergipe atende uma demanda antiga da comunidade. "Sem dúvida nenhuma, é um marco histórico para a saúde do nosso município. O que a gente está vivendo é, de fato, a humanização da saúde, a priorização do usuário do SUS".

Com investimento de mais de R$ 56 milhões, o Programa Opera Sergipe será executado nos hospitais Senhor dos Passos (São Cristóvão), Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), Amparo de Maria (Estância) e Renascença (Aracaju), abrangendo especialidades como histerectomia total (retirada completa do útero); histerectomia com anexectomia (remoção do útero e anexos, como trompas e ovários); colecistectomia (retirada da vesícula biliar), postectomia (remoção do excesso de pele – prepúcio - que reveste a parte de cima do pênis - glande); hernioplastiaincisional (procedimento minimamente invasivo para tratamento da hérnia na parede abdominal), entre outros.