A Junta Comercial de Sergipe (Jucese) participa do 14º Workshop SIGFácil, que ocorre até amanhã, 1º, em João Pessoa, na Paraíba. Representantes de Juntas Comerciais de todas as regiões do país usuárias do integrador SIGFácil também participam do evento, que este ano tem como tema ‘A Evolução do Registro Empresarial’.
Entre os assuntos que serão abordados estão as estratégias para a migração do sistema de pesquisa de dados junto à Junta Comercial utilizado pelas varas trabalhistas e também por alguns departamentos do Tribunal Regional do Trabalho (Siarco), projeto da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) para a padronização da coleta de dados e acompanhamento de processos de registro no âmbito nacional, o aprimoramento da rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios (Redesim) e medidas de boas práticas no registro empresarial. A Redesim tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.
O presidente interino da Jucese, Genisson Silva, ressalta que o workshop tem como objetivo a atualização das equipes de registro, suporte e tecnologia da informação, além do alinhamento de ações das juntas comerciais que participam do consórcio SIGFácil, e conta com palestras, treinamentos e debates sobre a modernização do sistema e melhorias do ambiente de negócios nos estados e municípios.
Para ele, o workshop é importante para as atualizações das práticas empreendidas diariamente na Junta Comercial de Sergipe. “Com muita inovação, planejamento e articulação, a Jucese vem alcançando resultados expressivos. Atualmente, somos o estado mais rápido do país, com uma média de sete horas para o registro empresarial. Nossa intenção, agora, é aprimorar esse projeto, para que todo o processo de legalização seja ainda mais simplificado e o tempo reduzido”, explicou Genisson.
Além do presidente interino, integram a comitiva sergipana o diretor de TI da Jucese, Andrius Prado Silva, e o coordenador do Portal Agiliza, Paulo Cesar da Silva Aragão.
SIGFácil
O SIGFácil é o sistema gerenciador da RedeSim, que tem como objetivo disponibilizar para os contribuintes (contador e empresário) uma plataforma mais ágil para a formalização dos processos de abertura, alteração e extinção das empresas. É uma ferramenta desenvolvida pela Vox Tecnologia que integra e gerencia as informações na Redesim de prefeituras, secretarias da Fazenda, juntas comerciais, bombeiros, órgãos ambientais e sanitários, além de Ordem dos Advogados do Brasil e cartórios.