O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) promoveu na manhã desta segunda-feira, 31, um ciclo de palestras em alusão ao Julho Verde. O evento tratou sobre as repercussões dos tumores e tratamento do câncer de cabeça e pescoço na visão de fonoaudiólogos, odontólogos, radio-oncologistas e oncologistas clínicos.
O médico radio-oncologista Dauler de Souza foi um dos palestrantes do dia e destacou que o ciclo de palestras encerra a sétima campanha do Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, cujo objetivo é alertar a população sobre a detecção precoce desse tipo de câncer.
“O câncer de cabeça e pescoço é um dos tumores mais prevalentes aqui da nossa região. E hoje estamos falando para um grupo de pacientes sobre os efeitos colaterais da radioterapia, que é um dos principais tratamentos desses tumores, e como manejá-los. Esse mês a gente escolheu falar um pouco sobre a conscientização dos primeiros sinais dos sintomas, a importância do diagnóstico precoce e de procurar o tratamento efetivo mais rápido possível, porque é isso que mais impacta para a gente chegar ao controle e a cura da doença”, disse Dauler.
De acordo com Margareth Andrade, fonoaudióloga do Huse e coordenadora do Grupo de Acolhimento ao Laringectomizado Total de Sergipe, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de câncer de cabeça e pescoço por ano no país, dos quais 60% terão diagnóstico tardio, com impacto negativo na sobrevida do paciente.
“Infelizmente o diagnóstico tardio limita as possibilidades de cura, e o paciente ainda é submetido à combinação de tratamentos (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) que traz diversas sequelas, algumas delas irreversíveis. Logo, o evento discutiu sobre as repercussões do tumor e tratamento do câncer de cabeça e pescoço na visão do radioterapeuta, oncologista clínico, odontólogo e fonoaudiólogo. E enfatizou a importância do trabalho multidisciplinar para a reabilitação desses pacientes”, explicou.