Notícias

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023 às 15:15:00
Gira Sergipe movimenta comunidade escolar do Atheneu Sergipense
Neste ano, 11 municípios sergipanos foram selecionados para a realização de pesquisas que contemplam desde o contexto histórico, geográfico, passando pela culinária e manifestações culturais para chegar à apresentação final

Alunos e professores do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, movimentam salas e corredores da escola com cores, crenças e sabores da nossa terra. As manifestações culturais ocorrem durante a 16ª edição do ‘Gira Sergipe’, feira de conhecimentos que acontece nesta sexta e sábado, 1º e 2 de dezembro, tanto nas salas de aula quanto no Teatro Atheneu.

Neste ano, 11 municípios sergipanos foram selecionados pelos estudantes e professores orientadores para a realização de pesquisas, que contemplam desde os contextos histórico e geográfico, passando pela culinária e as manifestações culturais, até chegar à apresentação final. “Eles vêm estudando ao longo do ano a temática da Sergipanidade, e a culminância deste estudo está sendo apresentada nestes dois dias de evento. No primeiro dia, os alunos apresentaram o conteúdo na sala de aula, que foi toda decorada de acordo com os estudos realizados. No segundo dia, os alunos apresentarão as manifestações culturais a caráter, no palco do Teatro Atheneu”, explica a coordenadora pedagógica, Darcylaine Martins.

A estudante Nathalia Rodrigues, aluna da 3ª série do Ensino Médio, explica como se deu o processo de escolha do município e os conteúdos a serem estudados. “Nosso grupo escolheu estudar a história e a cultura de Divina Pastora, uma cidade muito rica culturalmente. Dentre essas riquezas podemos destacar, sobretudo, a renda irlandesa, produzida por um coletivo de mulheres daquele local, inclusive, convidadas duas rendeiras para exporem seus produtos e mostrarem suas habilidades nessa arte”, comenta a estudante.

O aluno Luciano Ferreira, da 2ª série do Ensino Médio, comenta que sua turma escolheu a cidade de Laranjeiras para se aprofundar nos estudos. “Primeiro, distribuímos a turma em grupos a partir dos tópicos passados pela professora Elba Maria. Depois, realizamos pesquisa e entrevistas com pessoas de lá. Já o processo de criação da nossa sala foi conjunto e proativo. Nós tivemos ideias e as colocamos em prática. Foi uma experiência bem legal e produtiva”, destaca o jovem.

De acordo com o diretor do Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, o ‘Gira Sergipe’ é uma metodologia de apresentação de feiras de conhecimento. “Ao longo dos anos, várias versões foram propostas, a exemplo do ‘Gira Mundo’. Este ano, os professores optaram por tratar de um tema mais regionalizado, tendo em vista que em novembro celebramos a Sergipanidade. Também é uma oportunidade de os estudantes conhecerem mais o seu próprio estado e, por meio disso, valorizarem o que é produzido em Sergipe”, finaliza o gestor.