A Fundação Renascer, em parceria com o Instituto de Identificação, realizou na manhã desta quarta-feira, 24, um mutirão para emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN) para adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas e jovens egressos do Programa de Pós-medida da entidade.
A iniciativa visa garantir o acesso à documentação civil para todos os socioeducandos das cinco unidades da Fundação Renascer, assegurando os direitos fundamentais para o exercício da cidadania.
Segundo a coordenadora de Assistência Social da Fundação Renascer, Ana Paula, o evento é um marco significativo para a instituição. “Com essa parceria firmada com o Instituto de Identificação, conseguiremos garantir ao adolescente que está privado de liberdade o acesso à documentação civil, que é primordial para o acesso às políticas públicas e à inclusão social", pontuou.
Um dos socioeducandos beneficiados pela ação aprovou a iniciativa. "Estou grato pela oportunidade de renovar meu documento. Com essa atualização, sei que minha vida ficará mais fácil. Graças à Fundação Renascer, esse processo se tornou simples e acessível", declarou o jovem de 18 anos.
Para o papiloscopista do Instituto de Identificação de Sergipe, Hugo Deleón, a parceria é fundamental para garantir aos adolescentes o acesso ao documento. “Quando retornarem para casa, já o terão em mãos, proporcionando segurança quanto ao seu futuro, seja para estudar, trabalhar ou lidar com questões de saúde que possam surgir", justificou.