A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) divulgou, na manhã desta quarta-feira, 31, o resultado final do Programa de Atração e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica em Instituições Estaduais (Bolsas DTR). Ao final, dois pesquisadores tiveram seus projetos aprovados, e terão até 24 meses para desenvolvê-los.
As propostas classificadas foram sobre "Ampliação do escopo de matrizes alimentares para rastreamento de resíduos de agrotóxicos no celeiro produtivo sergipano e de água superficial", na linha de Meio ambiente, e "Avaliação da composição mineral de rochas e minerais, para a produção de fertilizantes naturais como alternativa sustentável para a mineração e agricultura no Estado de Sergipe", na linha de Recursos Minerais.
Para o presidente da Fapitec, Alex Garcez, todo trabalho realizado pela Fundação é em prol do desenvolvimento científico do estado. “Nós procuramos dar sempre o melhor suporte para os nossos pesquisadores. Quem colherá os frutos desses estudos que são realizados através dos editais, é a população sergipana, que se beneficia das políticas públicas que são construídas através deles. Portanto, estou ansioso para o desenvolvimento dos projetos, e a Fapitec estará acompanhando esse processo”, informa.
Sobre o edital
O programa de Bolsas DTR teve o intuito de estimular a atração e fixação de recursos humanos qualificados e com experiência profissional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a execução de projetos em instituições públicas de pesquisa em Sergipe, nos segmentos de recursos minerais e meio ambiente. Os projetos aprovados serão desenvolvidos no âmbito do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).
O resultado final está disponível no site oficial da Fapitec/SE.