Uma gama de serviços voltados para qualificar a educação do Sul Sergipano foi ofertada por técnicos da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, na 8ª edição do programa “Sergipe é aqui”, realizado nesta sexta-feira, 28, em Itabaianinha. A secretaria do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho foi transformada em um polo de serviços, onde a população pode tirar dúvidas sobre processos escolares, emitir certificações e regularizar toda a vida escolar em curto tempo e com agilidade.
O Arquivo Público de Sergipe (Apes) levou para o evento a exposição itinerante “100 anos do Arquivo Público do Estado de Sergipe: história, memória e cultura”, contando o legado arquivista de documentos que resguardam a história de Sergipe. Também aconteceu uma roda de conversa com alunos da escola sobre um documento da temática “Escravos”.
“É a sexta edição que participamos, dessa vez, com em um local bem acessível, mostrando a história do Apes, os documentos que são resguardados pelo Arquivo gerando memória para o Estado, ao longo de mais de cem anos”, disse a diretora do Apes, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana.
A aluna Eduarda Lima, do 1º ano C, destacou a importância de saber mais sobre a história de Sergipe contada de forma rápida e clara. “Gostei, foi proveitoso para nós adolescentes saber mais sobre a história”, afirmou.
Em uma das mesas da secretaria, os técnicos do Departamento de Inspeção Escolar levaram o “Resolva Aqui!” com emissão de certificados, guias de transferência do aluno, atestado de veracidade e regularização da vida escolar. O Departamento de Educação esteve presente com os Exames Supletivos e Encceja com a disposição de certificações e requisição de documentos.
A verificação dos processos do Departamento de Recursos Humanos foi um dos serviços mais procurados, realizados por técnicos da Diretoria Regional de Educação 1. “Trouxemos os serviços que são mais procurados no dia a dia, além de explicações com informações pedagógicas”, destacou Antônio Neto, diretor dos Serviços de Planejamento da DRE1.
O professor de Matemática, Adailson de Jesus Silveira, fez recentemente a solicitação de Licença Prêmio e buscou os serviços da Educação para saber como anda o processo. “Geraram um protocolo na hora e agora posso acompanhar. Minha dúvida foi esclarecida porque precisava ter esse protocolo”, afirmou.
Autorização de reforma
Durante todo o evento, os Jovens Protagonistas do Centro de Excelência Joaldo Lima realizaram o acolhimento de quem procurou os serviços na escola. Na programação do evento, o governador Fábio Mitidieri e o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, anunciaram a reforma, modernização e ampliação das duas escolas estaduais de Itabaianinha a começar ainda neste segundo semestre, em um investimento de mais de R$ 10 milhões: o Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos e o Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho.
As escolas passarão por intervenções nos telhados, melhoria da quadra de esportes, além dos espaços coletivos e salas de aulas. Também receberão novos mobiliários e equipamentos pedagógicos dos laboratórios e bibliotecas.
Visita às escolas
O secretário de estado da Educação visitou todos os serviços, além de inspecionar a estrutura do centro de excelência Joaldo Lima, tanto a área interna como a externa. Ele aproveitou o momento para também visitar o Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, considerado referência na aplicação de verbas públicas do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin).
O secretário Zezinho Sobral foi recebido pela diretora Karla de Jesus Santos e sua equipe, além dos diretores regionais Franz Russemberg da Silva Santos (DRE 1 – Sul Sergipano); Daniela Santos Silva (DRE 2 – Centro Sul) e Antônio José de Santana (DRE 9 - Alto Sertão Sergipano), que mostrou todas as salas de aula, laboratórios, salas de multimeios, todos eles com intervenções artísticas do ex-aluno Márcio Lima.
O secretário Zezinho Sobral lembrou que a escola é um dos destaques na avaliação de desempenho do Estado, e uma das mais importantes da região, por ser lá uma escola de tradição e onde muitos itabaianinheses aprendem a ler e escrever. “Aqui vocês têm professores, gestores qualificados, tem o novo ensino médio e mostra a interação aluno/professor. Os jovens monitores mostram o sentimento de pertencimento e ajuda bastante nesse elo entre professor, aluno comunidade”, destacou, ao dizer também que a escola é uma das melhores em aplicações das verbas do Profin.
O Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos possui 1351 alunos e é o maior em quantidade de matrículas entre todas as 30 escolas estaduais dos 11 municípios circunscritos à Diretoria Regional de Educação do Sul Sergipano. Também disponibiliza o curso profissionalizante de Modelagem e Vestuário, importante para a região.