Notícias

Segunda-Feira, 24 de Julho de 2023 às 16:45:00
Educação e Assistência Social alinham estratégias para iniciar o programa Acolher
A reunião teve o objetivo de definir o planejamento e os materiais de apoio aos profissionais nos encontros formativos e no dia a dia de trabalho

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), promoveu na sexta-feira, 21, uma reunião de alinhamento de estratégias juntamente com a Secretaria da Assistência Social e da Cidadania (Seac) para definição dos materiais de apoio para os encontros formativos que serão desenvolvidos com os profissionais do Programa Acolher.

A gestora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, destaca que serão apresentadas nos encontros formativos aos 95 profissionais que foram aprovados no processo seletivo simplificado do Programa Acolher todas as estratégias de como o programa irá funcionar, além de capacitar os técnicos para trabalhar em conjunto com os professores, coordenadores, gestores, servidores e pais de alunos, ou seja, um trabalho coletivo. “O convite para a Secretaria de Assistência Social e da Cidadania participar foi para alinhar o argumento de como levar e direcionar esses materiais de apoio às escolas públicas estaduais”, disse

A gestora ainda ressalta que o encontro formativo terá a participação de outras secretarias que se relacionam com o assunto, como também a Saúde, apresentando, deste modo, uma formação integrada. Ela ainda afirma que a previsão para realização do encontro é no início de agosto, recepcionando, portanto, os 60 psicólogos e 35 assistentes sociais.

Para a superintendente de Atenção Integrada à Primeira Infância, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, Aline França, a reunião foi muito produtiva. Ela relata que o Programa Acolher ajudará muito a comunidade escolar dando o suporte necessário para cada situação. “Um projeto que sem sombra de dúvidas vai ser um diferencial na vida da comunidade escolar, porque ele traz o olhar do profissional psicólogo e do profissional assistente social nesse âmbito de perceber as necessidades dessa comunidade escolar, tendo como professores e alunos”, comenta.

Programa Acolher

O programa Acolher visa a instituir uma equipe de apoio psicossocial escolar em cada diretoria regional, de caráter multidisciplinar, a ser composta de psicólogos e assistentes sociais que atuarão com a finalidade de oferecer suporte às escolas das diversas regiões da rede pública estadual de ensino.

Os profissionais de psicologia estarão habilitados para identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear desenvolvimento de potencialidades dos alunos; auxiliar e subsidiar a unidade escolar em situações de violência grave e que necessitem de atendimento emergencial; realizar pesquisas, diagnósticos e intervenção individual ou em grupo, contribuindo na elaboração de planos e políticas educacionais; utilizar instrumentos e testes psicológicos a fim de orientar a equipe escolar e avaliar a eficiência dos programas educacionais; desenvolver programas de orientação profissional, visando a um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial dos alunos e dos problemas que prejudicam a permanência e o rendimento do estudante.

Para as demandas em Assistência Social, os profissionais estarão habilitados a identificar os problemas que prejudiquem a permanência e o rendimento do aluno, auxiliando no planejamento do combate à evasão escolar; realizar o levantamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade e direcioná-los para os programas sociais; fortalecer a integração das famílias no cotidiano escolar, realizando visitas, em casos específicos, para entender as diversas realidades; orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um tem e suas responsabilidades no meio educacional; trabalhar no ambiente escolar de forma preventiva, percebendo fatores que produzem impacto negativo na área educacional e propor soluções para evitar que os problemas se repitam.