Notícias

Segunda-Feira, 15 de Maio de 2023 às 17:00:00
Educação alimentar tem boa aceitação no ‘Sergipe é aqui’ de Estância
A classificação do índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos

A quarta edição do ‘Sergipe é aqui’, ocorrida em Estância na última sexta-feira, 12, contou com a presença de um grande público nas imediações da Escola Municipal Maria Isabel Carvalho Nabuco Dávila. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultural (Seduc) se fez presente com a oferta de diversos serviços à população estanciana. Dentre eles, o mais procurado foi o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), seguido de orientações nutricionais para uma educação alimentar, disponibilizados pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

De acordo com a nutricionista Nathalia Silva, o objetivo da ação é realizar orientações nutricionais que possam melhorar a qualidade de vida da população em geral. Calcular o IMC, neste sentido, pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, com o resultado do IMC é possível prever o risco que cada pessoa tem de desenvolver doenças crônicas, isto porque, quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior é o risco de doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.

“Sempre que possível, o resultado de IMC deve ser interpretado por um nutricionista, que irá adequar a dieta de acordo com os objetivos de cada pessoa e seu histórico de saúde”, comenta a profissional da Seduc.

A estudante do Centro de Excelência Senador Walter Franco, Ana Paula Neves dos Reis, 16, diz ter gostado muito de receber os conselhos da equipe de nutricionistas da Seduc. “Elas foram muito receptivas e explicaram direitinho quais os cuidados que preciso ter com a minha alimentação para me manter saudável”, comenta.      

João Pedro Santana, 18 anos, estudante de Sistema da Informação do IFS Lagarto, afirma que, apesar de praticar diversos esportes, essa foi a primeira vez que realizou o cálculo de IMC. “Eu fui muito bem atendido pelas nutricionistas. Elas mediram o meu peso e a minha estatura para realizar o cálculo. Depois me deram conselhos importantes tanto para ter uma boa dieta alimentar, quanto no tocante aos cuidados que preciso ter com a minha rotina esportiva”, enfatiza.

Resolva aqui

Outro serviço oferecido pela Seduc, por meio do Departamento de Inspeção Escolar (Dies), durante o ‘Sergipe é aqui’, foi o 'Resolva aqui'. Trata-se de uma iniciativa para emissão de certificados, guias de transferência, atestado de veracidade e regularização de vida escolar, entre outros.

O professor de Matemática José Luiz Dias aproveitou a ocasião para solicitar um título de autorização temporária. Com esse documento, ele poderá também ministrar a disciplina de física na sua escola. “Levar os serviços do Governo do Estado para o interior é uma iniciativa muito importante. Eu me sinto contemplado, pois consegui resolver o meu problema em poucos minutos, sem ter que me deslocar até a capital, o que seria demorado e custoso”, ressalta.

Exposição itinerante

De acordo com a diretora do Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes), Sayonara Santana, a exposição itinerante “100 anos do Arquivo Público do Estado de Sergipe: história, memória e cultura” integra as ações do ‘Sergipe é aqui’ e deve percorrer diversos municípios ao longo do ano, levando um pouco da história de Sergipe para os sergipanos.

“Como não podemos levar os documentos, decidimos realizar uma exposição itinerante para que as pessoas tenham contato com o nosso acervo, conheçam nossa história e valorizem nossa cultura”, destacou a gestora durante conversa com um grupo de estudantes que visitavam a exposição.