Sábado, 02 de Março de 2024 às 08:30:00
Samu 192 Sergipe garante assistência à saúde no Projeto Verão 2024
Serão disponibilizados 24 profissionais durante os três dias de festa na Orla da Atalaia, Aracaju

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), garantiu assistência à saúde ao público do Projeto Verão 2024, que iniciou nesta sexta-feira, 1º. O evento do Governo de Sergipe, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, ocorre na Orla da Atalaia e segue até o próximo domingo, 3. Para os atendimentos foram disponibilizadas uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB), guarnecida por oito profissionais por noite.

Nos três dias de evento, o Samu 192 Sergipe conta com 24 profissionais ao total, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículos de emergência e estagiários de medicina e enfermagem. A assessora técnica do Serviço, Cíntia Guerra, explicou que a importância do Samu presente no evento foi para melhorar o tempo resposta, caso necessário, bem como facilitar a atuação das ocorrências de urgência e emergência. “Atendemos grande fluxo de pessoas, então atuamos com uma equipe de suporte avançada e um equipe de suporte básico, que darão suporte aos atendimentos de urgência e emergência, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que montou um posto médico para fazer o primeiro atendimento e realizar todas as remoções necessárias”, ressaltou a assessora.

Para Edna Alves Morais Ribeiro, 49 anos, a atuação do Samu 192 Sergipe passa mais segurança ao evento. “Eu já precisei ser atendida pelo serviço, porque eu sou asmática. A disponibilização da equipe na festa para prestar um atendimento rápido foi de fundamental  importância para que eu não piorasse ”, pontuou.

Quem divide a mesma opinião é a vendedora ambulante, Brunelly Ana Santos, de 28 anos.  “Nós que estamos aqui trabalhando, precisamos ter um suporte também. Às vezes podemos passar mal com o calor ou alguma coisa do tipo, então é importante que tenhamos uma equipe qualificada para nos atender”, disse.

Canal prioritário

Vale ressaltar que o Samu 192 Sergipe também está de prontidão por meio da Central de Regulação de Urgências (CRU) em canal prioritário, para o atendimento em situações de urgência e emergência. Então, caso sejam necessários recursos adicionais ou que sejam necessárias portas de urgência para fazer retaguarda durante o evento, portas hospitalares e outros equipamentos da rede, a Central de Regulação atuará também junto aos demais equipamentos de saúde.

Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura. Confira aqui toda a programação (link da programação).

/ Notícias / verao-sergipe

Samu 192 Sergipe garante assistência à saúde no Projeto Verão 2024