Terça-Feira, 04 de Julho de 2023 às 10:00:00
Artistas e quadrilheiros comemoram preservação das tradições juninas
Mais uma edição da 'Segundona do Turista na Rua São João' levou Orquestra Sinfônica com repertório popular para o público do bairro Industrial

Mesmo com o fim de junho, mês tradicional das festas juninas, em Sergipe, o País do Forró, a programação continua intensa na Rua São João, com eventos confirmados durante todo o ano. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus.

Devido ao sucesso do Arraiá do Povo na Orla de Atalaia, o Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, anunciou, no último sábado, 1, a extensão do evento por mais 30 dias. A notícia foi celebrada por turistas, artistas e quadrilheiros durante a nona edição da 'Segundona do Turista na Rua São João', realizada nesta segunda-feira, 3, onde expressaram seus agradecimentos ao governador pelo constante investimento na cultura sergipana.

Erivaldo de Carira, representante da classe artística, parabenizou o governador: "Estou muito feliz em fazer essa homenagem ao nosso grande governador. Parabéns por valorizar todos os artistas sergipanos que se apresentaram nesses 30 dias de festa junina". Joel Reis, marcador da quadrilha Século XX, em nome dos demais grupos, também prestou elogios: "Parabéns, e continue sendo essa pessoa simples que acredita na cultura e nos artistas sergipanos."

“Meu desafio sempre foi destacar o que se vê nas ruas. Sergipe é tão lindo, tão rico. Por que não divulgamos isso? Por que não valorizamos isso? Percebemos que era importante dar um impulso e mostrar nosso trabalho. Valorizar a nossa arte é um investimento que gera muitos empregos para a nossa economia. Teremos festa na Rua de São João todas as segundas-feiras, durante todo o ano, valorizando a nossa cultura e a arte, porque vocês merecem! Aqui temos uma história que precisa ser lembrada”, destacou Fábio Mitidieri.

Programação

A programação da noite começou com a renomada Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), com 38 anos de história e considerada um dos principais grupos orquestrais da região Nordeste. Sob a batuta do maestro Guilherme Mannis, o grupo performou clássicos do forró de artistas consagrados, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. “Esta é a nossa terceira apresentação dedicada à música regional. Essa é a primeira vez que nos apresentamos aqui no forródromo. Recentemente estivemos no Arraiá do Povo. A energia de todos ao redor é sempre muito contagiante”, disse Mannis.

Em seguida, a banda Bobinhos do Forró animou o público com seu autêntico forró pé de serra e o chamado 'forró estilizado'. O grupo Rala Rala, destaque em diversos concursos de quadrilha do estado, apresentou o tema 'Eu sou a voz da liberdade - o grito dos excluídos', uma poderosa história de luta, resistência e empoderamento dividida em quatro atos. “Foi muito bom apresentar essa peça. O público merece esse espetáculo. Estamos muito felizes em estar aqui”, afirmou o marcador Walterlin Pequeno.

Para encerrar, a banda Caçula do Forró agitou todos com o som do triângulo, sanfona e zabumba.

Guilherme Santana, turista pernambucano e músico, disse estar encantado com a programação, especialmente pela apresentação da Orsse: "Foi uma performance muito bacana. Sei que às vezes há um certo distanciamento das pessoas com as orquestras, mas essa apresentação mostrou que é completamente o contrário, o grupo demonstrou que todos podem apreciar a música em seus diversos aspectos".

/ Notícias / sergipe-pais-do-forro

Artistas e quadrilheiros comemoram preservação das tradições juninas