Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 14:45:00
Primeira etapa da reforma do Estádio Etelvino Mendonça deve ser entregue neste mês de maio
Principais avanços incluem a finalização do novo sistema de irrigação e drenagem, instalação do novo gramado, reforma das arquibancadas, substituição do alambrado e pintura de todo estádio

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), iniciou a reforma do estádio de futebol Etelvino Mendonça, no município de Itabaiana, no agreste central do estado, há cerca de seis meses, proporcionando uma transformação significativa na paisagem local. A obra já alcançou várias etapas importantes, com previsão de conclusão da primeira fase para este mês de maio, de forma que os itabaianenses já podem aguardar a próxima temporada esportiva dentro de casa.

A obra no ‘Mendonção’, como é popularmente conhecido, atualmente está na primeira fase, com cerca de 70% do projeto já concluído. Os principais avanços incluem a finalização do novo sistema de irrigação e drenagem, instalação do novo gramado e da reforma das arquibancadas. Ainda dentro desta etapa estão os serviços de substituição do alambrado e pintura de todo estádio.

A reforma do estádio inclui mais de 12 mil metros quadrados de grama do tipo ‘Celebration’, a mesma existente na Arena Batistão, em Aracaju, e que atende às especificações do padrão FIFA. É a grama com a maior resistência do mercado, de recuperação rápida aos pisoteios e de excelente superfície para jogos esportivos. Posteriormente, serão iniciados os serviços de demarcação do campo, instalação dos bancos de reserva, também padrão FIFA, e a fixação das traves e redes.

A obra enfrentou alguns desafios relacionados a condições climáticas entre dezembro e janeiro, mas o ritmo de trabalho aumentou significativamente nos últimos meses.

Com a reforma, o estádio é visto como um vetor de crescimento econômico para a área, com a expectativa de criar empregos, tanto na fase da reforma quanto na operação do estádio concluído. Além disso, espera-se que o estádio atraia turistas e fãs de futebol de todo o estado, aumentando a receita de negócios locais como restaurantes, lanchonetes e lojas.

Expectativas

Quando concluído, o estádio terá capacidade para aproximadamente sete mil espectadores e contará com instalações mais seguras e confortáveis, incluindo camarotes e cabines de imprensa. Na segunda etapa, estão previstas a reforma dos vestiários, dos banheiros e a revisão de toda a instalação elétrica. A arquitetura do estádio também assegura mais acessibilidade, o que garante que todos possam desfrutar de eventos esportivos, promovendo a igualdade e o respeito. A acessibilidade nos estádios de futebol não apenas atende a uma obrigação legal e ética, mas também melhora a experiência de todos os torcedores, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e acolhedor no esporte.

"Estamos criando não apenas um espaço para eventos esportivos, mas um complexo que servirá como um ponto de encontro para a comunidade e um impulso para a economia local. Estamos ansiosos para ver o estádio em plena operação e a alegria que ele trará para os fãs de futebol", reforça a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.

/ Notícias / esporte-lazer

Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 14:45:00