Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 às 19:15:00
Roda de conversa reúne alunos de quatro escolas da rede estadual para discutir o racismo no cotidiano escolar
A iniciativa ocorreu na Diretoria Regional de Educação 7, localizada em Gararu

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenação de Educação do Campo e Diversidade (Cecad), reuniu quatro escolas da Diretoria Regional de Educação - DRE 7, localizadas em Gararu, para uma nova roda de conversa. Diante do debate sobre o tema ‘Discutindo o racismo no cotidiano escolar', o momento foi dedicado para que os alunos vivenciassem um momento de escuta e interação sobre as situações de racismo que já foram experienciadas pelos estudantes.

Na roda, é enfatizada a relevância de abordar o tema, bem como estratégias de combate ao racismo por meio da educação antirracista. Participaram os alunos do Colégio Estadual Professor José Augusto da Rocha Lima, do Colégio Estadual Coronel Maynard Gomes, do Centro de Excelência Almirante Tamandaré e do Centro de Excelência Governador Lourival Baptista.

A técnica da Cecad Flávia Santos compartilha a experiência que teve com a roda. “Ficamos muito satisfeitos ao ouvir os alunos comentando que irão compartilhar o conhecimento adquirido com outros colegas, ampliando assim a conscientização sobre o tema. As iniciativas têm sido muito bem recebidas pelos alunos, que têm demonstrado grande interesse e satisfação”, complementa.

A técnica da Seduc Claudete dos Santos, que conduziu a roda de conversa, ressaltou os resultados obtidos. “Foi bastante produtivo. A socialização de ideias foi realizada com o objetivo de promover a interação com estudantes e comunidades escolares sobre a importância de desenvolverem a consciência racial para combater o racismo e suas consequências”, enfatiza.

Encontro Pedagógico

A Seduc também realizou, por meio do Departamento de Educação (DED) e da Cecad, em 26 de abril, o Encontro Pedagógico ‘Caminhos para a Equidade Racial’, na Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), localizada em Nossa Senhora do Socorro. Na ocasião, 120 professores estavam presentes, além de diretores e coordenadores pedagógicos.

O encontro teve como objetivo construir possibilidades para a efetivação da Educação das Relações Étnico-raciais e também apresentar o edital de 2024 do Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento, ressaltando a importância da inscrição das escolas para a concessão do selo de 2024. No encontro, foram apresentadas as possibilidades de trabalho que potencializam a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, relativas ao combate ao racismo no ambiente escolar.

/ Notícias / educacao-cultura

A iniciativa ocorreu na Diretoria Regional de Educação 7, localizada em Gararu