Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 às 18:45:00
Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque é uma das escolas estaduais em processo de aumento de carga para climatização
Unidade é uma das 90 escolas estaduais que estão no processo de modernização e adequação de ambientes para receber os aparelhos de ar-condicionado

O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), definiu a climatização das escolas estaduais como um programa prioritário. De 2023 até abril de 2024, já são 87 escolas estaduais climatizadas em todas as salas de aulas, laboratórios e bibliotecas, um investimento de mais de R$ 53 milhões. Além disso, 90 instituições já estão com o processo de aumento de carga de energia elétrica em andamento, para que sejam instalados novos equipamentos de ar-condicionado; 23 já estão prontas para a instalação dos aparelhos; e 12 escolas estão em licitação para o processo de climatização. A meta é ter todas as 319 escolas estaduais climatizadas até 2026.

Dentre as 90 escolas estaduais que estão em processo de aumento de carga de energia elétrica para a climatização está o Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, localizado no povoado São Matheus, município de Gararu. De acordo com o Departamento de Engenharia e Manutenção Predial da Seduc, estão sendo investidos R$ 263.770,70 para a climatização das nove salas de aula, biblioteca, diretoria, secretaria, sala dos professores e laboratório de informática, totalizando 25 unidades. Serão dois aparelhos por sala de aula.

“Está em execução o processo de aumento de carga de energia elétrica para futura instalação dos aparelhos de ar-condicionado. Após a conclusão do serviço com a instalação de poste, transformador, cabeamento e quadro de distribuição e pontos elétricos para o ar-condicionado, a Seduc solicita à Energisa a vistoria para a ligação definitiva para, como próximo passo, a empresa de instalação de ar-condicionado realizar o serviço”, explica o diretor do Departamento de Engenharia, Valdir Pinto.

Além do Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque, ainda em Gararu, está em processo de aumento de carga de energia, instalação de ponto elétrico de força e adequação de ambientes para climatização do Colégio Estadual Professor José Augusto da Rocha Lima. A exemplo delas, também estão nesse mesmo processo a Escola Estadual Nações Unidas e a Escola Estadual Milton Azevedo (Aquidabã); Escola Estadual Professora Eulina Batista de Melo e Colégio Estadual Monsenhor Fernando Graça Leite (Nossa Senhora de Lourdes); Colégio Estadual Almirante Barroso (Muribeca), Centro de Excelência Epiphaanio Dória (Poço Verde); Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa (Salgado), Colégio Estadual Professor José Franklin, Escolas Reunidas Coelho Neto, Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Doutor Carlos Firpo (Barra dos Coqueiros), e muitas outras.

“O aumento de carga de energia, além das instalações de ponto elétrico e adequação de ambientes para a climatização, integra todo processo de modernização das escolas estaduais, com a finalidade de promover melhoria no ensino-aprendizagem, conforto e acolhimento para alunos, professores, equipes e toda a comunidade escolar em meio às mudanças climáticas nos últimos anos. Nosso objetivo é que todas as 319 escolas estaduais estejam climatizadas até 2026”, aponta o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

Em junho de 2023, o Governo de Sergipe, por meio da Seduc, atendeu a uma reivindicação antiga da comunidade escolar do Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque: entregou a reforma da quadra de esportes, construção de vestiário e arquibancada. Fruto de investimento de R$ 1.234.183,33, a quadra do Centro de Excelência Nelson Rezende de Albuquerque faz parte do elenco de 41 obras entregues de 2023 até maio de 2024, sendo 14 escolas e 27 quadras poliesportivas.

Com toda a estrutura para fortalecer o desporto escolar e agregar valor aos eventos culturais da comunidade, a nova quadra foi entregue com instalação de equipamentos esportivos como trave para futebol de salão, postes para vôlei, estrutura metálica móvel para basquete, além de arquibancada, vestiários masculinos e femininos, e acessibilidade.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024 às 18:45:00