Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 15:15:00
Alunos do Centro de Excelência José Carlos de Sousa visitam o Espaço Energia
A visita objetivou uma imersão no conhecimento para que os alunos possam realizar a Feira de Ciências da escola

Os alunos do Ensino Médio do Centro de Excelência José Carlos de Souza, em Aracaju, realizaram uma visita técnica ao Espaço Energia, na quinta-feira, 2. Na ocasião, 80 estudantes da 1ª série, acompanhados de professores e monitores da área da Natureza, mergulharam em uma experiência única e super inovadora, com o objetivo de aprimorarem os conhecimentos para pôr em prática o projeto da feira de ciências da unidade escolar.

O Espaço Energia, que foi inaugurado em 2023, é um ambiente de aprendizagem com tecnologia de ponta, proporcionando aos alunos e professores conhecimentos sobre o mundo da energia e sustentabilidade. O espaço é uma realização da empresa Energisa e tem como principal finalidade fornecer conhecimento sobre o uso sustentável da energia elétrica e a importância disso em relação ao meio ambiente.

“A experiência foi fantástica. O espaço é maravilhoso e oferece muitas possibilidades de integração com as disciplinas. A visita ao Espaço Energia faz parte do nosso projeto de feira de ciências, agendado para o dia 18 de maio, na quadra da escola, com o tema central 'Meio Ambiente e Sustentabilidade'”, afirmou a diretora da escola, Maria Janaína.

Segundo ela, a repercussão da visita superou as expectativas, já que os alunos tiveram uma imersão de conhecimento entre atividades lúdicas, pedagógicas, sempre com tecnologia e interatividade. "Gostaria de parabenizar a Energisa pela iniciativa da construção de um espaço tão importante para a comunidade escolar e o Governo do Estado por formalizar uma parceria de visitas das escolas ao espaço”, enfatizou Maria Janaína, ressaltando a importância desse tipo de iniciativa para o desenvolvimento de aprendizado e conscientização dos jovens e professores sobre as questões ambientais e de energia.

A visita ao espaço  enriqueceu o conhecimento dos alunos, mas também os ensinou e inspirou sobre essas mudanças em prol de um futuro mais sustentável.

Espaço Energia

As escolas que desejarem visitar o Espaço Energia poderão agendar por meio do telefone (79) 3085-9668 ou por meio da Diretoria Regional de Educação da sua circunscrição. Grupos agendados iniciarão a visita às 13 estações, com início no dome planetário 180º graus, uma sala de projeção que conta a teoria do Big Bang. Logo após o tour inicial, o visitante é conduzido por técnicos a um painel interativo em que pode utilizar o QR-Code para saber o consumo de cada aparelho e eletrodoméstico de uma casa, até chegar a um ambiente onde a história da empresa e a da energia são aliadas para a aula de geografia e história de Sergipe.

Em uma das estações, os visitantes gerarão energia com a movimentação por meio do efeito do impulso do corpo num pavimento piezoelétrico. Os instrutores colocam música, e os educadores se movimentam ao máximo para gerar energia. Eles conhecem a dinâmica piezoelétrica, que é a capacidade de gerar ondas elétricas por resposta a uma pressão mecânica, no caso, do corpo humano.

Há também uma Estação Segurança, na qual se conhecem as principais orientações de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica; um quiz interativo, no qual o visitante participa com testes de conhecimento e o esperado cinema 7D, onde os visitantes podem, por meio de realidade virtual, conhecer os caminhos da energia elétrica, desde a fonte até chegar às residências.

Na área externa, no piso superior, além de uma bela vista panorâmica da cidade, os visitantes conferem o girassol solar, um módulo acoplado a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, emulando a natureza dos girassóis. Há também um aerogerador, um equipamento que utiliza a energia cinética do vento, convertendo-a em energia elétrica, e o painel fotovoltaico policristalino, que capta a energia solar e a converte em energia elétrica. Todos eles são integrados para a geração de energia do prédio.

/ Notícias / educacao-cultura

Alunos do Centro de Excelência José Carlos de Sousa visitam o Espaço Energia