Sábado, 04 de Maio de 2024 às 08:15:00
‘Segundona do Turista’ é esquenta para os festejos juninos 2024
Evento realizado todas as segundas-feiras na Rua São João reúne visitantes e turistas

A ‘Segundona do Turista’, promovida pelo Governo de Sergipe, mantém as tradições juninas vivas durante o ano inteiro no estado. Até dezembro, as segundas-feiras em Aracaju serão feitas de puro forró. Nos meses que antecedem os festejos juninos, a iniciativa que atrai visitantes e turistas para a Rua São João, no Bairro Industrial, se tornou uma espécie de ‘esquenta’ antes dos 60 dias de muita festa no Arraiá do Povo e na Vila do Forró, na Orla da Atalaia, na capital sergipana.

Em 2023, os amantes do mais genuíno ritmo nordestino ganharam de presente o retorno de eventos em uma das mais tradicionais ruas de Aracaju. Assim, a ‘Segundona do Turista’ resgatou a alegria e a efervescência da Rua São João ao promover apresentações de quadrilhas juninas, enaltecendo a cultura nordestina, além de shows de bandas e de artistas locais.

A programação 2024 está ainda mais eclética e diversificada do que no ano anterior. Na última segunda-feira, 29 de abril, por exemplo, houve a apresentação da quadrilha junina Unidos em Asa Branca, de Aracaju, que empolgou os espectadores ao redor do palco. Além de música e dança, o público pode contar com barracas de comidas típicas e artesanato. É uma pequena amostra dos encantos artísticos e culturais de Sergipe.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, considera que a retomada das atividades na Rua São João, após o hiato de alguns anos, foi uma ação bastante assertiva do governo. Segundo ele, além de resgatar parte da cultura sergipana, a iniciativa criou uma alternativa cheia de regionalidade para atrair turistas.

“Muita gente vem a Sergipe em busca das belezas naturais, mas, também, deseja conhecer nossa cultura. Então, a ‘Segundona do Turista’ resgata as tradições juninas e apresenta um espetáculo semanal em plena segunda-feira. E isso será até o final do ano. Como estamos há menos de um mês de começar os festejos juninos, essa festa na Rua São João, que tem excelente programação, é uma prévia do que espera os turistas no Arraiá do Povo e na Vila do Forró”, avalia o secretário.

Aproveitando a festa

O venezuelano Hugo Ramon, que é motorista em Caracas, está em Sergipe pela primeira vez. Com apenas dois dias em Aracaju, a experiência inicial em terras sergipanas foi exatamente na Rua São João. Na última segunda-feira, 29 de abril, ele foi ao espaço a convite do sobrinho, o também venezuelano Luis Reina, casado com a sergipana Eliana Coelho, uma amante do forró e ex-quadrilheira. “Estou gostando muito daqui, de toda a gente, da música, do baile. Já havia escutado antes que ‘Sergipe é o país do forró’. A música é muito boa. Foi uma surpresa boa”, disse Hugo Ramon.

Eliana Coelho comenta que foi à ‘Segundona do Turista’ para matar um pouco da saudade de quando participava de quadrilhas juninas. “Sempre vim à Rua São João e, agora, com esse projeto de ter forró e quadrilhas se apresentando todas as segundas-feiras, como é que eu posso perder? Está tudo maravilhoso e, por isso, tinha que trazer o tio do meu marido para conhecer o que Sergipe tem de melhor”, afirmou.

Os amigos Elisa Campos, Rommel Dias e Miris Santos, que moram na capital, também aproveitaram toda a sergipanidade da ‘Segundona do Turista’ no dia 29 de abril. Além de animados, eles se mostraram encantados com o evento e elogiaram bastante a iniciativa do Governo de Sergipe em criar um atrativo turístico naquele local.

Para a jornalista pernambucana Elisa Campos, que mora em Aracaju há 13 anos, a proposta é sensacional. Destaque-se que é a primeira vez que ela participa. “Uma das coisas que sempre critiquei era a falta de eventos para fortalecer o turismo daqui. Sergipe é muito rico em cultura e nós somos nordestinos. Então, quando vem a proposta da ‘Segundona do Turista’ até o fim do ano, mais os dias que vamos ter de São João, é maravilhoso para fortalecer o turismo e o comércio. Deixa todo mundo mais animado, porque há algo para fazer na segunda. Isso é sensacional!”, afirmou.

Já o fisioterapeuta Rommel Dias comentou que a ‘Segundona do Turista’ é uma espécie de spoiler do São João. Para ele, essas segundas-feiras vêm para agregar à cultura do estado e para incrementar as noites de Aracaju em um dia da semana de pouco movimento. “É bastante legal, porque tem muita cultura, muita coisa boa, muito entretenimento, bons encontros. É muito difícil alguns programas aqui durante a segunda-feira. Ter a ‘Segundona’ para movimentar Aracaju é bem gostoso”, ressaltou.

A estudante do curso Técnico em Química, Miris Santos, de Aracaju, frequenta a Rua São João desde criança. Ela salientou que, em 2023, participou algumas vezes da ‘Segundona’. “Este ano, estou amando, porque deu mais tempo. Começou logo depois do Carnaval e vai até o fim do ano. Isso é maravilhoso, porque fomenta a cultura sergipana e vai trazer mais turistas. Ótimo para alguém que esteja de férias e queira aproveitar o que está acontecendo em Aracaju”, opinou. E quanto aos festejos juninos, a jovem se mostrou empolgadíssima. “Ave Maria! Sou forrozeira. Então, para mim, ter 60 dias de forró é maravilhoso”, confessou.

/ Notícias / educacao-cultura

‘Segundona do Turista’ é esquenta para os festejos juninos 2024